Início Opinião O que é a cultura digital?

O que é a cultura digital?

Compartilhe!

A cultura digital é um termo que vem sendo utilizado para falar sobre a transformação virtual nas empresas e seu impacto na forma como elas trabalham. Nesse sentido, no presente artigo estarão mencionados os principais pontos relacionados com esse tópico tão atual na sociedade.

A maneira como pensamos, interagimos e nos comunicamos está mudando drasticamente devido à tecnologia. Por exemplo, o acesso ilimitado à informação, a qualquer hora e em qualquer lugar, está transformando a forma como aprendemos.

Existem alguns aspectos que podem nos ajudar fundamentalmente a compreender a cultura digital: a influência que a evolução da Internet teve e os elementos-chave que produzem um grande desenvolvimento na sociedade.

A influência da Internet na cultura digital

A Internet tem sido então nossa janela para as tecnologias digitais, já que muitas de suas características determinam comportamentos e costumes.

Não podemos negar a influência que a capacidade da Internet teve na criação de comunidades interativas para compreender fenômenos atuais.

E é praticamente impossível entender a cultura digital sem nos aprofundarmos na capacidade de criar, copiar, reformular e disseminar o que a rede online proporciona para o mundo.

Toda essa influência pode nos levar a refletir se a cultura digital é criada pela tecnologia ou se somos nós quem construímos os comportamentos. A realidade é que os dois fenômenos se retroalimentam, isso porque é a sociedade que exige a digitalização.

Se o WhatsApp desaparecesse amanhã, rapidamente adotaríamos a seguinte alternativa que facilitaria a comunicação em tempo real com nossa rede de contatos gratuitamente, por exemplo.

Elementos da cultura digital

Continuando no mesmo raciocínio, existem pontos que são fundamentais e sustentam toda essa definição de cultura digital. Os mais importantes são:

Sociedade do conhecimento

Sempre nos relacionamos com a tecnologia porque temos a ambição de expandir nossos conhecimentos através do acesso à informação, para assim enriquecer os critérios e o espírito crítico. Nesse sentido, a sociedade digital melhora a adaptação humana.

Sociedade conectada

Graças às possibilidades de comunicação, as conexões entre as pessoas transferem ideias e comportamentos, e a colaboração é aprimorada. Os interesses de todos nos conectam, independentemente do status social, raça ou lugar, e a tecnologia digital é excelente para facilitar essas relações.

Criatividade e curiosidade

A tecnologia é capaz de expandir os limites da imaginação. Prova disso, a sociedade digital permite que você tenha o que quiser, onde quiser, quando quiser. No fundo, sempre queremos ter acesso aos serviços quando eles são necessários. E a transformação digital surge nesse sentido.

Dessa forma, o conteúdo tornou-se mais imediato, acessível e diversificado, com uma oferta imensa que vai desde milhares de filmes e séries, músicas, livros e videogames em plataformas especializadas como Netflix, Spotify ou Steam. Até mesmo jogos de cassino como roleta, bingo, blackjack e slot machines de design diferente chegaram à rede mundial em sites como o Betano, com constantes inovações e algoritmos que respondem em tempo real a qualquer ação do usuário.

Oportunidade de começar

O mundo virtual tem sido um cruzamento entre o extremo oeste e a terra prometida, onde é possível iniciar qualquer projeto com pouco e fazer muito. E há tempos esse universo vem se desenvolvendo, mostrando que chegou de vez para ficar. Como exemplo, podemos citar a inteligência artificial, tecnologia utilizada por umas das empresas emergentes do setor tech, Maida.Health, para reduzir e otimizar processos de trabalho.

Em suma, ainda que existam muitas pessoas que não gostem de mudar os seus hábitos, comportamentos ou ações, é inegável que a digitalização está muito presente na sociedade. Sendo assim, o termo cultura digital vem se tornando cada vez mais natural. Isso porque, quem é a pessoa que não utiliza a internet para ao menos visualizar conteúdos?

Colaboração

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!