#ExpedicaoGloboDaJanela: Wendell Oliveira, de Cajazeiras (PB) #ParaibaDaJanela — Foto: Wendell Oliveira/arquivo pessoal
Compartilhe!

Estão abertas as inscrições para o IV Cine Açude Grande, Festival de Cinema da cidade de Cajazeiras. As inscrições vão até o dia 15 de junho e a expectativa é de receber um grande número de interessados, pois graças a pandemia, o festival não acontecia desde 2019.

Ao ser idealizado também com caráter social, o Festival de Cinema de Cajazeiras possui duas vertentes principais, que são pontos de partida para a realização. Uma é a democratização do acesso à cultura, por meio da gratuidade das ações que são promovidas pelo evento, assim como o caráter educativo, que é proposto nas atividades que acontecem em paralelo ao Cinema, como oficinas, debates e workshops.

As inscrições de filmes podem ser feitas de forma gratuita, através de um formulário eletrônico que está disponível nas redes sociais do evento. A seleção será feita diante do edital próprio, portanto, os filmes paraibanos e nacionais devem obedecer as categorias dispostas.

Portanto, durante os dias 10, 11, 12 e 13 de agosto, a população terá a oportunidade de assistir gratuitamente aos mais recentes filmes brasileiros e paraibanos que não circulam nas grandes mídias nacionais, bem como de participar de oficinas e fóruns sobre o audiovisual e sua difusão em nosso estado. Além de incentivar a produção e difundir o cinema nacional, propiciando encontro do público com estes filmes, estimulando novas ideias, intercâmbios e gerando reflexões sobre cinema e arte, a programação prevê a realização de oficinas, workshops, exibição de curtas, além de debates, shows e apresentações culturais. Assim como ocupará as escolas públicas para exibição das mostras infantis, onde as próprias crianças se tornam juradas e escolhem o Melhor Filme Infantil a ser premiado no festival. Para as demais mostras, um corpo de jurados formado por profissionais da área ficará a cargo de escolher dentre os filmes, as categorias ganhadoras. E o público presente pode votar no melhor filme. Assim como a coordenação do Festival nomeará uma curadoria para selecionar os filmes inscritos no II Cine Açude Grande – Festival de Cinema de Cajazeiras, formada por profissionais de reconhecido mérito no setor audiovisual, assim como o Júri Oficial que fará o julgamento destes filmes durante as exibições. Além disso, o próprio público presente também poderá escolher o Melhor Filme que receberá o troféu Mulher Rendeira.

Assessoria

Deixe seu comentário