Compartilhe!

Os desafios do Ensino Superior são muitos. Para oferecer uma formação qualificada, é preciso que as Instituições encarem com seriedade a missão de preparar profissionais para o mercado. Esta é uma responsabilidade assumida como bandeira pelo UNIFIP.

Reconhecido pela constante expansão, o Centro Universitário de Patos está pronto para uma nova etapa: oferecer cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD). A Instituição recebeu duas comissões do MEC, para implantação de cursos EaD. 

Os avaliadores analisaram a Instituição considerando critérios técnicos, pedagógicos, organizacionais e estruturais. O resultado dessas análises é dado em uma escala de qualidade, que vai de 1 a 5.

Concepção dos cursos

Foram avaliadas as graduações em Enfermagem e Direito, ambas com conceito 5. “Fomos muito bem avaliados no que tange ao nosso material didático, nosso ambiente virtual e as tecnologias de informação e comunicação que usaremos para potencializar o processo de ensino”, apontou Anarita Salvador, coordenadora de Educação à Distância no UNIFIP.

Os cursos foram pensados levando em consideração a realidade do mercado. Há mais de 2 anos uma equipe multiprofissional vem trabalhando na estruturação do UNIFIP Digital.

Teoria e prática

Outro diferencial dos cursos EaD do UNIFIP é a qualificação dos professores e tutores, que facilitarão o aprendizado dos alunos. A formação, ao contrário do que se pensa quando o assunto é graduação à distância, não será apenas teórica.

“A matriz curricular contempla estágio na prática, atividades complementares e os 10% de extensão no currículo. Os professores deverão direcionar os alunos para a prática”, explicou Alana Candeia, pró-reitora acadêmica do UNIFIP.

UNIFIP Digital

O UNIFIP Digital é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pensado para garantir a melhor experiência de ensino aos alunos. No sistema, os acadêmicos terão acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores e tutores.

Os cursos serão ofertados em formato modular. O AVA permite o acompanhamento dos módulos, com suas devidas disciplinas. A plataforma é também o espaço de interação e discussão sobre as temáticas expostas nas aulas.

Respaldo do ensino presencial

Com 58 anos de dedicação à educação superior, o UNIFIP é referência no ensino presencial. Esse respaldo tem influência direta no EaD. “Nossos cursos irão refletir, à distância, o êxito e qualidade que temos nos cursos presenciais”, assegurou Anarita Salvador.

O corpo docente do EaD contará com professores e tutores que já lecionam presencialmente. A experiência em sala de aula será levada para o online, aliada às novas metodologias de ensino e às ferramentas tecnológicas.

A expectativa é que as primeiras turmas de Enfermagem e Direito à distância iniciem a graduação em 2023.

Assessoria – UNIFIP

Deixe seu comentário