Movimentação no Departamento de Polícia Especializada no DF, nesta segunda-feira (9) — Foto: TV Globo/reprodução
Compartilhe!

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Candido, convocou imediatamente todos os servidores da corporação a atuarem nesta segunda-feira (9), um dia após os ataques terroristas cometidos por bolsonaristas nas sedes dos três poderes, na Esplanada dos Ministérios, no domingo (8).

Na convocação, o delegado-geral cita a “alta demanda e situação de crise em razão dos aos democráticos cometidos neste domingo (8)”. “Cumpre ressaltar que estão sendo realizadas várias prisões, com previsão de chegada de vários ônibus que seguem em direção ao Setor Policial Sul, em Brasília, nesta manhã (9)”, diz o comunicado.

Nesta segunda-feira, a Polícia Militar e o Exército iniciaram uma operação para desmontar o acampamento de bolsonaristas radicais montado em frente ao Quartel-General do Exército. Pelo menos 1,2 mil pessoas foram levadas, em 40 ônibus, para a Superintendência da Polícia Federal no DF, onde devem passar por triagem.

Os delegados, agentes e escrivães convocados devem se apresentar no Departamento de Polícia Especializada. A expectativa é que eles prestem apoio à PF no registro dos detidos.

Prisões no domingo

Nesta segunda, a Polícia Civil informou que prendeu 204 criminosos envolvidos nos atos. Eles já começaram a ser transferidos para o Complexo Penitenciário da Papuda e para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), conhecida como Colmeia.

Na noite de domingo, a juíza da Vara de Execuções Penais do DF, Leila Cury, permitiu a transferência dos detidos, da carceragem da PCDF para os presídios, sem necessidade de audiência de custódia.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF), até a manhã desta segunda-feira (9), 97 pessoas já tinham sido transferidas: 33 homens e 64 mulheres. Os homens foram levados para o Centro de Detenção Provisória II (CDP II), e as mulheres para a PFDF. Os criminosos estão sendo levados em grupos, em veículos das forças de segurança do DF.

Resumo dos ataques

  • Bolsonaristas terroristas invadiram e depredaram Palácio do Planalto, Congresso e STF. Veja fotos de quem participou da destruição.
  • O movimento golpista que ocorre há semanas em Brasília foi engrossado por dezenas de ônibus que chegaram no fim de semana.
  • Apesar disso, a PM do DF mantinha poucos homens no local e não conseguiu frear os terroristas. A polícia foi criticada e acusada de omissão.
  • Obras de arte e móveis foram quebrados no palácio presidencial. O plenário do STF ficou destruído. Veja FOTOS e VÍDEOS da barbárie.
  • Lula decretou intervenção federal para assumir a segurança do DF, e o governo pediu a prisão do bolsonarista Anderson Torres, que respondia pela segurança em Brasília.
  • O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por, pelo menos, 90 dias. Quem assume o cargo é a vice, Celina Leão (PP).

G1 DF

Deixe seu comentário