Compartilhe!

Instagram, Facebook, YouTube, TikTok…não tem como ficar de fora, e o marketing digital para médicos não foge à regra, especialmente em um mundo cada vez mais conectado.

De fato, um profissional de saúde presente nas redes sociais abre um leque de possibilidades para aumentar sua notoriedade, informar, trocar ou compartilhar o que faz.

A chave é construir uma estratégia de comunicação nas mídias sociais que seja adequada com o que você tem a oferecer e o que busca sua audiência.

Dessa forma, é possível alcançar um público maior, construir sua marca e ganhar a confiança dos pacientes.

Como construir uma comunidade? Como atrair potenciais pacientes? Como criar uma troca interessante e enriquecedora?

Continue a leitura e descubra as respostas para essas e outras perguntas sobre como integrar as redes sociais na sua estratégia de marketing digital para médicos!

Por que os médicos devem estar presentes nas redes sociais?

Bem utilizadas, as redes sociais oferecem inúmeras possibilidades ao segmento de saúde.

Na verdade, estar presente nas redes sociais não serve apenas para que as pessoas conheçam o que você faz enquanto profissional de saúde, mas é também uma maneira de se tornar uma referência na sua especialidade.

É a oportunidade para o médico mostrar sua expertise, compartilhar novidades da sua área com outros profissionais do setor, seus clientes e potenciais clientes.

As redes sociais também podem ser usadas para promover a educação, já que as informações passadas são embasadas e confiáveis, mantendo todos mais atualizados.

Vale lembrar que na área médica, as redes sociais têm por objetivo principal a informação, mas antes de tudo, elas têm o papel de aumentar sua visibilidade.

Ou seja, permite destacar seu profissionalismo e credibilidade aos olhos dos pacientes e futuros pacientes.

Por fim, estar presente nas redes sociais também contribui na construção da reputação, particularmente ao compartilhar histórias positivas de pacientes.

No entanto, é importante que os médicos tenham bastante cuidado com as informações compartilhadas nas redes sociais, em especial ao optar pela estratégia de comprar guest post, para que as postagens sigam as diretrizes éticas e legais.

Caso contrário, o profissional pode ser penalizado, o que pode colocar por terra todos os esforços e investimentos de marketing.

Marketing digital para médicos como usar as redes sociais

Para usar as redes sociais para marketing digital para médicos, é importante primeiro escolher as redes sociais mais apropriadas para o seu público-alvo. 

O Instagram e o Facebook são ótimas opções para compartilhar conteúdo educativo e informativo sobre saúde. 

Além disso, essas redes sociais podem ser usadas para compartilhar atualizações sobre novos tratamentos e procedimentos, bem como para responder às perguntas dos pacientes. 

Outra opção é o LinkedIn, que é uma ótima plataforma para networking e para mostrar aos potenciais pacientes a experiência e as qualificações do médico. 

Confira então como incorporar as redes sociais nas estratégias de marketing digital para médicos:

Posts que chamam a atenção

Para uma estratégia de sucesso, é essencial manter a atenção o maior tempo possível dos internautas nas suas postagens.

Você deve encontrar uma mensagem que terá mais impacto e que despertará mais o interesse.

Uma dica é utilizar as hashtags mais seguidas por sua comunidade e as que mais geram interação, ou mesmo incluir alguns emojis.

Não se esqueça nunca de estar de acordo com as regras do Conselho de Medicina.

Vídeos

É o formato preferido dos internautas, simplesmente porque o vídeo é uma das maneiras mais fáceis para consumir a informação.

Veja o exemplo de um assunto científico complexo: entre um texto ou um vídeo sobre o mesmo tema, os dois na mesma página, sem dúvida, o internauta vai preferir o vídeo.

O vídeo permite atrair mais facilmente seus potenciais clientes que um texto, e se você optar por comprar visualizações reels, o resultado é ainda melhor.

Isso porque, você vai conseguir direcionar uma mensagem de forma mais compreensível à sua comunidade e de maneira mais interativa.

Infográficos

Muitas pessoas não se dão conta, mas os infográficos é um formato muito comum nas nossas telas.

Portanto, para o marketing digital para médicos, é um conteúdo indispensável.

E como o infográfico pode se encaixar na área da saúde?

É uma ótima ferramenta para fazer um resumo sobre um determinado assunto ou temas mais complexos.

Esse é um tipo de conteúdo muito útil para gerar engajamento e trocas nas redes sociais.

Portanto, um infográfico é um formato com alto valor agregado para resumir um artigo complexo em uma imagem, simples de ler, logo, de compartilhar.

Lives

As Lives e os directs se multiplicaram nas redes sociais depois da pandemia do Covid-19.

Com a impossibilidade de encontros físicos, alguns influenciadores, por exemplo, tiveram um enorme sucesso e se tornaram conhecidos por meio das Lives.

No caso dos directs, têm a grande vantagem de propor uma troca mais estreita, e os internautas podem interagir diretamente com você.

O objetivo aqui é estabelecer uma proximidade com eles e, consequentemente, se interessem pelo conteúdo divulgado.

Já as Lives, existe a possibilidade de criar conteúdos gravados, mas divulgá-los como se fossem directs, e é uma prática comum entre médico especialista em câncer de pele.

Simplesmente porque permite ao profissional explicar em mais detalhes tudo sobre a doença, despertando muito mais o interesse se comparado a um texto, por exemplo.

A vantagem é poder preparar com antecedência a fim de que nenhum detalhe fique de fora.

Vídeos no TikTok

O TikTok tem se mostrado para os profissionais de saúde como uma plataforma que vale o investimento.

Ao contrário do que muitos pensam, o TikTok não é usado exclusivamente por jovens. Segundo as estatísticas, mais de 50% dos usuários têm mais de 30 anos.

É uma plataforma caracterizada por vídeos curtos, que permite transmitir uma mensagem mais facilmente captando rapidamente a atenção de quem a está visualizando.

Saiba que as taxas de engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos) para esse tipo de conteúdo são altas.

Anúncios

As campanhas publicitárias nas redes sociais, como Facebook e Instagram, permitem que você crie anúncios para atrair novos pacientes. 

Esses anúncios podem ser segmentados para atingir um público específico, com base em informações como idade, gênero, interesses e localização.

Existem vários tipos de anúncios que você pode criar, tais como:

  • Carrossel: esses anúncios permitem que você exiba várias imagens ou vídeos em um único anúncio, e os usuários podem deslizar para ver mais;
  • Anúncios de vídeo: por meio de vídeos curtos, você pode promover o seu negócio;
  • Coleção: por meio desses anúncios, é possível mostrar permitem uma coleção de produtos ou serviços, como diferentes procedimentos médicos que você oferece;
  • Stories: podem ser exibidos nos stories do Facebook e do Instagram e são úteis para chamar a atenção dos usuários de forma rápida e interativa.

Mais uma vez, informe-se o que diz o Conselho de Medicina sobre os anúncios e o que é proibido divulgar nas redes sociais.

Dicas para marketing médico de sucesso nas redes sociais

Além de todas as estratégias listadas acima, veja algumas dicas para que criar um marketing médico de sucesso nas redes sociais:

  • Conteúdo educativo: divulgar conteúdo educativo e informativo sobre saúde, como dicas de saúde, artigos científicos e vídeos explicativos. Isso ajuda a estabelecer a autoridade do médico e a construir confiança com o público-alvo;
  • Atualizações de tratamentos e procedimentos: compartilhar informações sobre novos tratamentos e procedimentos disponíveis, bem como as condições de saúde que eles tratam;
  • Resposta às perguntas dos pacientes: usar as redes sociais para responder às perguntas frequentes dos pacientes e esclarecer dúvidas, por exemplo, perfis de clínicas ortopédicas explicando como é um determinado tratamento;
  • Campanhas de conscientização: as redes sociais também podem ser usadas para promover campanhas de conscientização sobre doenças e condições de saúde, como a campanha de vacinação, por exemplo;
  • Testemunhos de pacientes: depoimentos de pacientes satisfeitos ajudam a construir confiança e credibilidade;
  • Ser inclusivo: adote a diversidade, igualdade, inclusão e pertencimento na sua estratégia, isso significa criar um conteúdo que reflete a diversidade dos pacientes;
  • Conteúdo personalizado: criar conteúdo personalizado para diferentes públicos-alvo, como idosos, mulheres grávidas e pacientes com determinadas condições de saúde.

Vale lembrar que é necessário manter uma presença consistente e atualizar regularmente as redes sociais com conteúdo relevante e interessante.

E no caso de campanhas, especialistas recomendam fazer uma análise do desempenho, e dependendo, mudar a estratégia.

Conclusão

As redes sociais invadiram o dia a dia das pessoas, e segundo um estudo, 2/3 dos médicos utilizam as redes sociais para divulgar sua atividade.

Por isso, as redes sociais devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital para médicos, principalmente porque o paciente está em constante busca por informação nesses canais.

Sendo assim, as mídias sociais são ideais para passar essa informação e interagir com seus pacientes e potenciais pacientes, atrair mais pacientes, aumentar a visibilidade e reforçar sua credibilidade enquanto profissional de saúde.

Deixe seu comentário