Início Saúde Central de Transplantes da Paraíba realiza segunda doação de órgãos em uma...

Central de Transplantes da Paraíba realiza segunda doação de órgãos em uma semana

Central de Transplante da Paraíba (Foto: Nyll Pereira)
Compartilhe!

Em um intervalo de uma semana, a Central Estadual de Transplantes da Paraíba contabiliza a segunda doação de órgãos. O doador foi um paciente de 42 anos, que estava internado no Hospital de Trauma de João Pessoa, e foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.

A doação só foi possível após a permissão da família. Foram doados o fígado, os rins e as córneas. O procedimento de retirada dos órgãos aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira (2) e foi feito por uma equipe da Central de Transplantes de São Paulo.

Sem paraibanos compatíveis, a maioria dos órgãos foram encaminhados para pacientes de outros estados. O fígado foi para um homem de 61 anos, do estado de São Paulo, o rim direito foi para uma paciente da Bahia, de 41 anos, e o esquerdo para outra mulher do mesmo estado, de 42 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos e beneficiarão pacientes que estão na lista de espera na Paraíba.

Após a retirada, os órgãos foram levados, com o apoio do Corpo de Bombeiros, para o Aeroporto Castro Pinto, de onde foram transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira para seus destinos.

Em 2023, a Paraíba já realizou um total de 37 transplantes, e ainda aguardam na fila por uma doação de órgãos ou tecidos, 445 pessoas.

“Discutir abertamente com a família e amigos é uma forma de normalizar o assunto. Manifestar o desejo em ser doador é uma atitude nobre, é ver a vida dando continuidade na existência do outro, é possibilitar a esperança de viver. Aqui, damos também nosso muito obrigado a todas as famílias doadoras e aos profissionais envolvidos nesse processo de continuidade de vida”, pontua a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

SECOM-PB

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email