Central de Transplante da Paraíba (Foto: Nyll Pereira)
Compartilhe!

Em um intervalo de uma semana, a Central Estadual de Transplantes da Paraíba contabiliza a segunda doação de órgãos. O doador foi um paciente de 42 anos, que estava internado no Hospital de Trauma de João Pessoa, e foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico.

A doação só foi possível após a permissão da família. Foram doados o fígado, os rins e as córneas. O procedimento de retirada dos órgãos aconteceu durante a madrugada desta quinta-feira (2) e foi feito por uma equipe da Central de Transplantes de São Paulo.

Sem paraibanos compatíveis, a maioria dos órgãos foram encaminhados para pacientes de outros estados. O fígado foi para um homem de 61 anos, do estado de São Paulo, o rim direito foi para uma paciente da Bahia, de 41 anos, e o esquerdo para outra mulher do mesmo estado, de 42 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos e beneficiarão pacientes que estão na lista de espera na Paraíba.

Após a retirada, os órgãos foram levados, com o apoio do Corpo de Bombeiros, para o Aeroporto Castro Pinto, de onde foram transportados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira para seus destinos.

Em 2023, a Paraíba já realizou um total de 37 transplantes, e ainda aguardam na fila por uma doação de órgãos ou tecidos, 445 pessoas.

“Discutir abertamente com a família e amigos é uma forma de normalizar o assunto. Manifestar o desejo em ser doador é uma atitude nobre, é ver a vida dando continuidade na existência do outro, é possibilitar a esperança de viver. Aqui, damos também nosso muito obrigado a todas as famílias doadoras e aos profissionais envolvidos nesse processo de continuidade de vida”, pontua a diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias.

SECOM-PB

Deixe seu comentário