O fogo no Pico do Jabre começou nas primeiras horas da tarde de ontem e rapidamente se alastrou. Ainda não se sabe as causas do incêndio e uma perícia será realizada nesse sentido, segundo informou o tenente-coronel Saulo Laurentino, comandante do 4° Batalhão de Bombeiro Militar.
Desde as quatro horas da manhã que o tenente-coronel Saulo Laurentino se encontra no local, com todo um aparato para tentar controlar o fogo: 30 bombeiros de Patos estão no Pico do Jabre e receberam ajuda de 22 voluntários da Prefeitura de Matureia. Também estão chegando reforços de Catolé do Rocha, Cajazeiras e Pombal.
O fogo ameaça às torres de transmissão instaladas no topo do Pico do Jabre, podendo ocasionar inclusive problemas em sinais de TV, telefonia, Internet, etc. nos estados da Paraíba e do Pernambuco.
Muito mais preocupante tem sido o desastre ambiental, com morte da flora e da fauna. Nas redes sociais não se fala em outra coisa, gerando muita revolta.
Existe em Patos um movimento chamado “Vamos salvar o Pico do Jabre” e esse incêndio comprovou o quanto a área está desassistida. O intuito dos membros do movimento “Vamos salvar o Pico do Jabre” é criar no local o “Parque Pico do Jabre”. O movimento tem conversado com as autoridades estaduais no sentido de se cobrar uma atenção para com a preservação da área.
Mais informações em breve.
folhapatoense.com