Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, na área central de Brasília, na manhã desta terça-feira (25) para protestar contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou inconstitucional a prática do esporte no país. De acordo com a Polícia Militar, 3 mil pessoas, com 410 caminhões, 1,2 mil cavalos, 53 ônibus e 114 carros participaram do ato.
O deputado federal Hugo Motta (PMDB) esteve na manifestação em apoio à vaquejada. Hugo solicitou do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, agilidade para que a Comissão de Constituição e Justiça vote a admissibilidade da PEC 270/2016 e, em seguida, seja criada a Comissão Especial.
Para Hugo Motta “A vaquejada é uma tradição do Nordeste brasileiro que movimenta fortemente a economia de diversos estados, gerando emprego e renda para pais e mães de família. Queremos ainda que os mecanismos de defesa dos animais sejam ampliados. Muitos eventos já tomam todas as precauções necessárias e queremos que isso ocorra em todos os eventos, dos maiores aos menores realizados nos interiores”.
(Informações do G1 e da página de Hugo Motta no Facebook)