O secretário municipal de Agricultura da cidade de Patos, Eduardo Rabay, divulgou durante entrevista recente, o calendário de atendimento às famílias que foram contempladas com a construção de barragens subterrâneas.
A relação das famílias agricultoras e/ou organizações sem fins lucrativos selecionadas previamente pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, para receberem a implementação de tecnologias sociais para armazenamento estratégico de água por meio das barragens subterrâneas, obedecem as normas do Edital Pacto 2015 – Contrapartida Solidária.
O Governo do Estado publicou o Edital Pacto 2015 para os municípios paraibanos que foram decretados oficialmente em situação de emergência. A implantação das barragens subterrâneas é operacionalizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds).
Os técnicos da Gestão Unificada (Emater, Emepa e Interpa, ou da Seafds) verificaram previamente a viabilidade técnica para execução da barragem subterrânea. Aqueles projetos que receberam parecer favorável estão sendo efetivamente contemplados, a exemplo da cidade de Patos, que também conta com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS e da Secretaria Municipal de Agricultura que disponibiliza todo o maquinário necessário para o trabalho de construção das barragens.
O secretário de Agricultura da cidade, Eduardo rabay, mencionou que a cidade de Patos foi beneficiada com 46 barragens ssubterrâneas sendo que para este ano de 2016 a meta a ser alcançada é a cconstrução de 11 dessas. Duas já foram construídas e restam 9.
Confira cronograma de execução das obras
08/11 – Assentamento Patativa do Assaré
09/11 – Sítio Fechado II
10/11 – Sítio Fechado II
16/11 – Sítio Boi do Brito
17/11 – Assentamento Campo Comprido
18/11 – Fazenda Serrote / Trincheiras
22/11 – Sítio Mocambo de Cima
23/11 – Sítio Abismo / Mocambo de Baixo
24/11 – Sítio Lagoa do Açude / Marrecas
Assessoria