A comemoração aconteceu no alojamentop Mãe Canguru
Compartilhe!
A comemoração foi direcionada para as mães de bebês prematuros
A comemoração foi direcionada para as mães de bebês prematuros

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de prematuridade com cerca de 300 mil bebês prematuros por ano, o equivalente a 11,7% do total de nascimentos no país de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde. A maioria dos casos decorre de gestações na adolescência ou tardias, pré-natal deficitário e doenças maternas. Todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro ou pré-termo. Neste dia 17 de Novembro, comemora-se o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade e a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, referência em gravidez de alto risco, comemorou a data reunindo as mães que acompanham seus bebês, nascidos prematuros, e que ainda estão sob os cuidados da UTI Neo, UCIN ou do alojamento Mãe Canguru da unidade.

A comemoração reuniu profissionais da Maternidade, mães e bebês assistidos pela unidade
A comemoração reuniu profissionais da Maternidade, mães e bebês assistidos pela unidade

A comemoração aconteceu por volta das 9h, em meio a um café da manhã especial, preparado pela equipe de nutrição da empresa ‘Mais Sabor’, responsável pelas refeições da unidade, que foi servido nas dependência do alojamento Mãe Canguru. Na ocasião, além de abordagens sobre a conscientização da importância dos cuidados com o bebê prematuro, as mães receberam uma lembrancinha (almofadinha) da direção da unidade. Toda a programação foi organizada pela equipe de Humanização da Maternidade.

“Esta data, que também é conhecida como o Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade, foi criada em 2009, sendo seguida em países como o Canadá, EUA, Austrália e Portugal e em mais de 50 países, com o intuito de se lembrar do prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade”, explica a diretora assistencial da Maternidade, Luciana Maia. Estatísticas comprovam que nasce cerca de 15 milhões de bebês prematuros todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebê em dez.

A euipe da Maternidade que preparou toda a programação
A euipe da Maternidade que preparou toda a programação

“A gravidez a termo dura de 38 a 42 semanas. Considera-se “prematuridade” sempre que o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação”, explica o diretor clínico da Maternidade de Patos, Dr. Paulo Athayde. Ainda segundo o médico, os prematuros podem ser classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 37 e 38 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e 30 semanas de idade gestacional. Quanto ao peso de nascimento, denominam-se os bebês com menos de 2 kg como baixo peso, muito baixo peso os com menos de 1,5 kg e extremo baixo peso aqueles com peso menor que 1kg.

Assessoria

 

Deixe seu comentário