Galáxia de Andrômeda, foto de Marcelo Zurita, feita a partir da cidade da cidade de Matureia.
Compartilhe!

Duas fotografias paraibanas foram escolhidas as melhores na categoria “Astronomia” no III Concurso de Imagens em Ciências da Vida realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Nebulosa de Eta Carina (foto de Anna Leticia). Em primeiro plano a Pedra da Boca, em Araruna-PB.
Nebulosa de Eta Carina (foto de Anna Leticia). Em primeiro plano a Pedra da Boca, em Araruna-PB.

Em primeiro lugar, a fotografia de Marcelo Zurita, que registrou a Galáxia de Andrômeda, distante cerda de 2,54 milhões de anos-luz da Terra. Foi feita em setembro desse ano, durante o IV EPA! Encontro Paraibano de Astrofotografia realizado no Casarão do Jabre, em Maturéia – PB.

A segunda colocada foi Anna Leticia, que fotografou a Nebulosa de Eta Carina e uma das regiões mais ricas do céu do Hemisfério Sul do Planeta com a Pedra da Boca, em Araruna – PB, em primeiro plano.

O resultado mostra mais uma vez a evolução da astrofotografia no Estado que, além de possuir um céu privilegiado, conta com um encontro anual para a prática da astrofotografia, o que vem atraindo cada vez mais praticantes e aumentando a qualidade dos trabalhos realizados na Paraíba.

A cerimônia de premiação do III Concurso de Imagens em Ciências da Vida ocorreu na sexta-feira (25/11), e as fotos vencedoras do concurso estão expostas no Prédio do ICB-III na Cidade Universitária em São Paulo.

 

Associação Paraibana de Astronomia e matureia1.com.br

Deixe seu comentário