Compartilhe!

O prefeito Dinaldinho Wanderley concedeu entrevista ao programa Rádio Verdade, no início da tarde desta segunda-feira, 16/01, atendendo convite do jornalista Izaías Nóbrega.

Inicialmente, Dinaldinho comentou a situação em que encontrou a administração e o que fez nestes quinze primeiros dias de governo. Entre os problemas que encontrou na área da saúde, informou que irregularidades detectadas na UPA do Campo da Liga obrigaram a Secretaria de Saúde a suspender o atendimento naquela unidade logo no segundo dia de administração. Decisão que foi confirmada dois dias depois com a  interdição da UPA pelo Conselho Regional de Medicina. Entre as irregularidades encontradas na UPA do Campo da Liga, citou o fato de muitos equipamentos serem emprestados, de terem sido encontrados medicamentos em vias de perderem a validade, de não estar garantida a destinação do lixo hospitalar.

O atendimento da demanda da UPA passou a ser feito no PA Maria Marques no bairro do Jatobá que passou a funcionar 24 horas. A Secretaria de Saúde está providenciando o treinamento de servidores, a aquisição de equipamentos e a compra de material e pretende fazer a UPA voltar a funcionar antes do carnaval, se possível até meados do mês de fevereiro.

O prefeito ainda informou que a administração interina de Lenildo Morais quitou alguns débitos da administração anterior, mas apareceram várias pendências depois que ele assumiu o governo da cidade. Ele ainda afirmou que estas pendências estão sendo auditadas para verificar se os débitos realmente procedem.  Não se sabe a real situação financeira da prefeitura, pois ainda não teve acesso a todas as contas bancárias para saber de quanto dispõem pelo fato de ainda não terem sido auditadas todas as dívidas que teria herdado.

Em relação aos postos médico, foram encontrados funcionando precariamente o que determinou a tomada de providências urgentes para o seu funcionamento. Um dos problemas era a escala dos médicos que está sendo reorganizada  para que os médicos cumpram, integralmente, a sua carga horária,  tanto na UPA, quanto no PA Maria Marques e nos postos médicos.

Dinaldinho informou ainda que a administração está realizando um censo do funcionalismo para verificar quantos servidores existem na edilidade e quantos estão realmente trabalhando. A partir desse censo, saberá com quantos servidores poderá contar e o que estiver em condições de funcionar, continuará  em atividade. Já os órgãos que não estiverem em condições, serão ajustados para seu funcionamento pleno.

Dinaldinho ainda anunciou a realização, a partir desta quarta-feira, 18 de Janeiro, da  Operação Cidade Limpa que dará sequência a uma ação emergencial realizada para limpeza de canais e ruas afluentes que estavam provocando alagamentos nos canais do Frango, do Morro e do Salgadinho. Toda a cidade passará por um programa de limpeza de lixo e entulhos, recuperação de galerias e apreensão de animais soltos pelas ruas. Esse trabalho vem contando, desde a operação emergencial, com o apoio do governo do Estado, através do DER, que tem colaborado com máquinas e homens para as operações de limpeza.

Sobre o Teatro Municipal, o prefeito informou que, depois de visitar o local, discutiu com o diretor da construtora responsável pelas obras a situação financeira do contrato. Onde acertou o pagamento de uma pendência financeira entre prefeitura e construtora, o que possibilitará a limpeza e segurança da obra, assim como a discussão da liberação de verbas para a sua continuação. A retomada dos trabalhos deverá acontecer em breve, enquanto ele, Dinaldinho,  agilizará, junto ao Governo Federal, as ações para liberação de recursos que permitam a conclusão da obra.

O prefeito Dinaldinho Wanderley também informou que a prefeitura está realizando uma ‘rearrumação’ administrativa, inclusive, redução dos cargos comissionados. Está em estudo um novo organograma para enquadrar a Folha de Pagamento dentro dos ditames da Lei de Responsabilidade Fiscal. Todos os problemas que tem encontrado não poderão ser resolvidos de imediato, mas serão enfrentados ao longo do mandato.

Ainda foi dito que está havendo um relacionamento diferente com os vereadores, com quem estão sendo discutidas as medidas a serem implantadas na administração antes dos projetos serem enviados para a discussão e votação na Câmara. E ele não tem nenhuma intenção de comprar apoios, mas que os vereadores da base terão participação na administração.

Com relação aos problemas de saúde e o relacionamento com os poderes Federal e Estadual, o prefeito garantiu que buscará parcerias com os dois poderes e evitará a criação de impasses; anunciou que já conseguiu duas novas ambulâncias para o SAMU e que a renovação da frota do SAMU ainda não está decidida, mas que buscará, junto ao Governo Federal, recursos para essa renovação, como determina a legislação do Sistema Único de Saúde.

Dinaldinho ainda contestou as críticas feitas à lei, recentemente aprovada pela Câmara de Vereadores, que tratou da contribuição para custeio da Iluminação Pública. Disse que a oposição se preocupa em defender os interesses de uns poucos, quando a lei beneficia a maioria da população. 

Falou das providências tomadas para retomar o fornecimento de água potável às comunidades rurais, da continuação das obras que encontrou em andamento, de que providenciará o início de obras de asfaltamento com recursos já garantidos e que está buscando a liberação de recursos para atendimento de ruas e bairros que não foram contemplados em projetos anteriores de pavimentação.

Durante a entrevista, Dinaldinho respondeu não só as perguntas feitas pela equipe do programa, como perguntas dos ouvintes, feitas através de telefone.

Ao final, diante de uma informação dada por um dos participantes da entrevista de que o deputado, Nabor Wanderley, vinha tecendo sistemáticas críticas à sua administração, o prefeito Dinaldinho aproveitou a oportunidade para responder ao deputado que deixe de agir como vereador, que assuma a condição de representante da cidade na Assembleia Legislativa e passe a colaborar para com o sucesso de sua administração, já que esta foi a decisão do eleitorado, e que o sucesso dela será o sucesso da cidade e ainda completou:

“Eu acredito que essas polêmicas não engrandecem em nada a nossa cidade. O destempero, a forma agressiva que foi colocada por ele eu digo a ele que vou pegar tudo que ele tem feito, todas as palavras de ruim que ele tem jogado pra mim e vou transformar em cimento, cal e pedra e vou reconstruir esta cidade”.

Deixe seu comentário