casal Sebastião Braz dos Santos e Joana Carneiro dos Santos
Compartilhe!
Residência do casal Sebastião e Joana, no Talhado

No Quilombo do Talhado, na zona rural de Santa Luzia, famoso em todo o Brasil pelo filme “Aruanda”, de Linduarte Noronha, vivem hoje cerca de 18 famílias. O número cada vez fica mais reduzido e o trabalho com o barro, que já foi largamente praticado na região, hoje é praticamente inexiste. Os quilombolas estão migrando para a cidade de Santa Luzia e é lá que ainda praticam o trabalho com o barro, no chamado “Talhado Urbano”. Toda a produção, de potes, panelas, vasos etc é comercializada na região.

No Talhado ainda se destaca a figura do líder local, Sebastião Braz dos Santos, de 90 anos, casado há 65 anos com Joana Carneiro dos Santos, que tem 82 anos. São 13 filhos, 54 netos, 49 bisnetos e dois tataranetos. Quando as filmagens de Aruanda estavam acontecendo no Talhado seu Sebastião estava no Rio de Janeiro, onde foi à procura de trabalho e onde morou por pouco tempo. Dona Joana sim, pode ser vista no filme, na época com 25 anos. 

Talhado

Uma das filhas do casal, Lúcia Maria dos Santos, tem 50 anos e é responsável pela capelinha do Talhado onde, uma vez por mês, tem uma missa, celebrada pelo padre Elias Ramalho.

O casal Sebastião Braz dos Santos e Joana Carneiro dos Santos é receptivo a todos que visitam o Talhado e faz questão de dizer que se casaram três vezes: “A primeira vez nos casamos pelo amor, ainda na adolescência; na segunda, quando fizemos 25 anos morando juntos, nos casamos no civil; e na terceira, quando completamos 50 anos de casamento civil, nos casamos então na igreja. E de lá pra cá já são mais 15 anos vivendo juntos, ou seja, são 65 anos de casados”, diz, emocionada, Dona Joana, que é conhecida na região de Santa Luzia por vestir roupas coloridas e vistosas quando vai ao bancar sacar sua aposentadoria.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Fotos: Eduardo Marques – 99989-6916

Deixe seu comentário