João Jardelino
Compartilhe!
Luiz Alerto Amorim
Luiz Alerto Amorim

O turismo sustentável e as oportunidades de negócios foram tema de debate nesta quinta-feira (6), durante o Seminário de Desenvolvimento da Serra de Teixeira, promovido pelo Sebrae. A ação faz parte do projeto de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, que visa ampliar a formalidade dos empreendedores, criar oportunidades de negócios, estabelecer boas relações entre empresários e o poder público local, gerando um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios na região.

Prefeitos das cidades de Teixeira, Maturéia, Princesa Isabel e Manaíra participaram do evento, além de lideranças dos setores públicos e privado e colaboradores, onde discutiram as potencialidades da região e as perspectivas de comércio e agricultura familiar através do empreendedorismo.

Segundo o gerente do Sebrae em Patos, João Jardelino, a proposta é formar uma Rede de Cooperação entre os municípios, para a partir daí, desenvolver ações em prol da região: “A partir das potencialidades identificadas, vamos trabalhar com os grupos temáticos para discutir ações de desenvolvimento de toda a região”, garantiu.

07O prefeito de Teixeira, Nego de Guri, destacou as ações desenvolvidas e parcerias estabelecidas com o Sebrae. “O Sebrae é um grande parceiro e atua de forma que possibilita o crescimento das empresas e dos municípios. Essa proposta de desenvoler os nossos potenciais é de grande importância”, disse.

Um análise de toda a região foi feita previamente e, de acordo com o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o potencial da Serra de Teixeira e adjacências é amplo e traz uma excelente oportunidade de crescimento e geração de negócios: “Temos alternativas de produzir algo que possa gerar riqueza em toda essa região, precisamos apenas mudar o modo de fazer, usando tecnologias novas, novas concepção de negócios, e dessa forma, produzir muito a partir desse grande potencial. Esse é o nosso desafio lançado aqui”, explicou.

Durante o Seminário, o consultor do Sebrae Paraíba, Arnaldo Júnior, apresentou aos participantes estratégias para fomentar as potencialidades econômicas da região e fortalecer a gestão territorial e destacou o turismo e a agricultura da região como principais pontos de exploração.

O modelo de gestão compartilhada implantado e desenvolvido no município de Bananeiras, no Brejo paraibano, foi apresentado pelo consultor. Segundo ele, a ação tem contribuído significativamente com o crescimento do setor turístico na região: “As ações desenvolvidas em Bananeiras proporcionaram inúmeros benefícios, além do fortalecimento do turismo, a qualificação profissional de mais de 2,5 mil pessoas em parceria como Sebrae e demais parceiros, e a criação da Casa do Empreendedor, que disponibiliza assessoria jurídica, administrativa, contábil, cursos de capacitação e a consequência disso é o aumento da produção local. Podemos trabalhar essa realidade aqui, devido a grande potencialidade encontrada”, propôs.

Na ocasião, foi formado um grupo de trabalho com representantes de vários municípios para a estruturação da Rede de Cooperação entre as cidades. O lançamento do plano está previsto para julho deste ano.

Assessoria de Imprensa do Sebrae 

Deixe seu comentário