Mais de cem animais que estão abrigados no Canil Municipal de Patos, localizado na antiga Escola Agrícola, Bairro do Alto da Tubiba, receberam na manhã deste domingo, 23, a visita de voluntários que promoveram um mutirão de limpeza nos locais que estão abrigados os cães, realizaram banho e também tratamento para prevenção de carrapatos.
Além de funcionários e dos voluntários o mutirão contou com a presença do secretário de Agricultura de Patos, João Paulo, do chefe da Guarda Civil da cidade de Patos, Rafael Gomes e do vereador Capitão Hugo. A atividade teve início por volta das 07h30 e se estendeu até o meio-dia.
O espaço antes era administrado pela Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA), no entanto, foi assumido pela Prefeitura de Patos na gestão do prefeito Dinaldinho Wanderley (PSDB) após problemas com a entidade mencionada. O canil antes dispunha apenas de uma funcionária, Gabriele Mendes, agora tem mais outra e os animais recebem duas refeições por dia. Antes recebia apenas uma.
O secretário de Agricultura de Patos reconheceu as dificuldades enfrentadas atualmente devido à grande quantidade de animais soltos nas ruas, principalmente cães. “Existe a necessidade de uma política de abrigo, castração, tratamento, adoção e posse responsável destes animais pelos seus donos. A grande maioria destes animais tinham donos, mas foram abandonados de forma irresponsável. O canil deve ser algo passageiro na vida desses animais, porém alguns estão confinados há anos e isso tem que ser revisto através de ações concretas que estamos iniciando e temos que continuar”, relatou João Paulo.
O movimento Adota Patos, responsável pela convocação dos voluntários, avaliou a ação voluntária deste domingo como positiva. Os membros pediram que seja feita uma capinação e pintura no canil. Em alguns locais o mato e as árvores estão precisando de uma ação por parte da Prefeitura de Patos.
Jozivan Antero – Patosonline.com