Compartilhe!
17758111 1701171443233362 444400169 n
Francisca Vasconcelos apresenta as peças em barro produzidas no Quilombo dos Rufinos

Em março deste ano aconteceu um intercâmbio entre o ‘Talhado urbano’ de Santa Luzia, e a comunidade de filhos e netos de quilombola Os Rufinos, de Pombal. O evento aconteceu na Comunidade Os Rufinos, na zona rural de Pombal, e foi organizado por Ancelmo Dantas, agente articulador e mobilizador da Ação Social Diocesana de Patos, e contou com a ajuda de José Anchieta de Assis, da Economia Solidária da cidade de Pombal.

Ambas as comunidades têm tradição de trabalhar o barro na produção de panelas e demais utensílios e o intuito desse intercâmbio foi proporcionar que as duas comunidades aprendessem novas técnicas para o trabalho com o barro, através da artesã Maria José, da cidade de Matureia.

Maria José tem ensinado novas técnicas e colaborado para que os descendentes de quilombolas possam trabalhar seus objetos com mais apuro estético e mais qualidade.

O resultado já pôde ser observado. Houve um grande melhoramento no trabalho em barro desenvolvido nas comunidades. As produções do “Talhado urbano de Santa Luzia” tem um espaço para comercialização na cidade de Santa Luzia e, de lá, essas produções são espalhadas para mercados de outras regiões.

Em Patos foi disponibilizado um espaço para divulgar as produções em barro feitas na comunidade Os Rufinos. Os trabalhos estão expostos à venda na Central do Artesanato, que fica no Coreto I, na Praça Getúlio Vargas.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

Deixe seu comentário