Imagem (não recente) de um dos semáforos de Patos
Compartilhe!

A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos (STTRANS/Patos) vem buscando, desde o início do mês de janeiro deste ano de 2017, um novo sistema de semáforos para a cidade de Patos. O objetivo é tentar resolver os problemas constantes que existem nos semáforos da cidade a fim de trazer mais eficiência, um serviço de qualidade à população e menores custos.

À procura de um projeto de qualidade que pudesse resolver a situação de Patos, o superintendente da STTRANS, Aldo Xavier, tem ido à cidade de Campina Grande, Paraíba, local que serve de referência por ser um polo tecnológico não só no Estado, mas a nível nacional. Nessas visitas, ele tem conhecido o sistema implantado por lá atualmente, sistema esse que tem maior durabilidade de vida útil nos controladores, menor custo e baixo índice de danificação, o que traz um custo-benefício atrativo.

“Desde janeiro a gente vem pleiteando como nós podemos melhorar o sistema semafórico de Patos. Tivemos a oportunidade de ir a Campina Grande e conhecer o projeto que eles estavam desenvolvendo e, desde aquele dia, eu já me encantei e já comecei a conversar com Felix Neto [superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande] pra a gente fechar um convênio e trazer pra Patos”, disse Aldo Xavier.

De acordo com o superintendente, desde então, iniciou-se uma parceria entre a STTRANS/Patos e a STTP/Campina Grande, na qual o prefeito da cidade de Campina Grande, Romero Rodrigues, se mostrou solícito e tem prestado a assistência necessária para contribuir com melhorias para a cidade de Patos. E a previsão é que todos os semáforos da cidade sejam trocados em um ano.

“Em 10 dias eles se comprometeram a mandar pra a gente, pelo menos, quatro controladoras, o que já vai fazer parar de quebrar esses semáforos no centro e, a partir daí, a gente vai fazer um convênio em que a gente pretende trocar todos os semáforos de Patos em, no máximo, um ano”, comentou o superintendente, Aldo Xavier.

O superintendente  também vem buscando, desde que iniciou a gestão, uma qualificação  no material humano dentro da STTRANS o que inclui o setor de projetos dentro do órgão. Para isso, já conseguiu, com a parceria com a STTP/Campina Grande, a vinda de um corpo técnico daquele órgão para ministrar uma capacitação para os funcionários do setor de projetos da STTRANS.

“Como na STTRANS o setor de projetos era um setor defasado, algo feito à mão, e agora com essa parceria da Prefeitura com as FIP nós temos mão de obra, então eu solicitei a Felix Neto e ele nos atendeu e irá mandar uma equipe de projetos junto com uma equipe semafórica pra a gente fazer um estudo, um apanhado geral dos semáforos de Patos, e treinar a minha equipe para fazerem projetos realmente dignos que essa cidade merece de sinalização viária vertical e horizontal”, concluiu Aldo Xavier.

A STTRANS é uma autarquia pertencente à gestão pública municipal, que tem por finalidade executar as políticas de transporte e trânsito, no sentido de garantir o controle e segurança viária. Também é responsável pelo desenvolvimento de projetos e pesquisas relacionados à mobilidade e outras medidas de orientação em redução dos riscos de acidentes.

Assessoria da Prefeitura

Deixe seu comentário