Início Cultura Participantes do Curso de Bonecas de Pano falam em criação da cooperativa...

Participantes do Curso de Bonecas de Pano falam em criação da cooperativa de artesãs em Patos

Compartilhe!

O site Folha Patoense esteve na tarde de ontem (terça-feira, 16 de maio) no Centro Social Urbano Capitulina Ayres Sátiro, no Bairro do Jatobá, acompanhando de perto o andamento do Curso de Bonecas de Pano, desenvolvido pelo Governo da Paraíba, em parceria com o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac).

O curso é ministrado pela radialista e artesã Célia Lima, numa turma de 20 pessoas. A dona Socorro, residente na Fazenda da Universidade, relatou que é uma oportunidade para se ganhar um dinheiro extra. “Através disso a gente espera conseguir uma cooperativa de artesãs aqui em Patos, disse ela. 

Membros do Cendac estiveram no CSU no dia de ontem e conferiram o trabalho que vem sendo desenvolvido em Patos, com muito sucesso. As bonecas são feitas com muita qualidade estética e tem um fim social: no final do curso cada artesã fica com uma boneca produzida por ela, outras são expostas e comercializadas numa feirinha que as participantes realizam em Patos e a maior parte é levada para João Pessoa, onde o Cindac faz doações às crianças carentes, comercializa e as expõem em feiras e casas de artesanato.

“Minha satisfação é em ver o nosso artesanato sendo resgatado e valorizado através do Curso de Bonecas de Pano. Essas bonecas foram os brinquedos favoritos de nossas avós e mães quando crianças e agora através desse curso temos a chance de mostrar para nossas filhas e netas como confeccioná-las, para que elas também um dia repassem para suas filhas. Dessa forma nossas bonecas de pano estarão sempre presentes em nossas vidas”, disse a professora Célia Lima.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Deixe seu comentário
Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!