Com dois dos seus quatro filhos: Gilclécio e Gilvander Lucena
Compartilhe!
18816265 1776069689076870 90071789 n
Projeto dela agora é fazer especialização e conseguir um emprego

A senhora Maria D’arc Lucena dos Santos, residente no bairro Bela Vista (antiga Comunidade Dom Bosco), em Patos, realizou recentemente o sonho, aos 60 anos, de concluir um curso superior. Formou-se em Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), uma instituição da cidade de Timon, no Maranhão, com atuação em várias cidades, inclusive Patos. É uma instituição de ensino à distância, mas com aulas presenciais duas vezes por semana.

D’arc, como todos a chamam, nasceu em Catolé do Rocha, mas vive em Patos há 40 anos. Aos 18 anos, quando casou, não conseguiu mais continuar seus estudos, e só concluiu o ensino médio aos 50 anos de idade. “Apesar disso, de uma forma ou de outra eu sempre estive ligada à educação. Tive uma escolinha de reforço, trabalhei no Mais Educação, no Brasil Alfabetizado também, e era um sonho para mim concluir um curso superior. Fiz ENEM mais de uma vez, tive notas razoáveis e finalmente posso dizer que tenho um curso superior. Estou muito feliz”, comemora.

Era casada com o técnico administrativo Gilberto Santos da Silva, de quem ficou viúva há dez anos. O casal teve quatro filhos: Gilclécio Lucena (jornalista, assessor do deputado federal Hugo Motta); Gilfranco Lucena (professor de Filosofia e Estética da UFPB, em João Pessoa); Gildárcio Lucena (vigilante); e Gilvander Lucena (vendedor). Para os filhos foi uma grande alegria ver a mãe conseguir concluir um curso superior.

Maria D’arc foi presidente durante muito tempo da Associação de Moradores da Comunidade Bela Vista, sempre esteve inserida nos movimentos sociais e foi candidata a vereadora por duas vezes. É filiada ao Partido Comunista do Brasil e não teve sucesso nas vezes em que se candidatou. Hoje, depois de formada, disse que vai fazer especialização e pretende buscar emprego como professora de educação infantil nas escolas particulares.

Seu filho Gilclécio Lucena postou nas redes sociais  um reconhecimento da luta da sua mãe para realizar o sonho de concluir um curso superior: “Quero, com muita felicidade, parabenizar minha mãe pela conquista da graduação no curso de Pedagogia. A vida lhe impôs muitas dificuldades, mas ela nunca desistiu, sempre seguiu em frente e nos ensinou a lutar, de cabeça erguida, sem vitimismo, pelos nossos objetivos. Sei que sempre foi seu sonho a graduação em pedagogia, e agora, depois de tudo que passou, Deus lhe deu essa oportunidade. Que Deus abençoe grandemente sua vida, minha mãe! A senhora é meu exemplo de coragem, caráter, determinação e alegria de viver.”

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário