No dia 12 de agosto começa a ser disputado o campeonato de futebol amador da cidade de Patos e, segundo o secretário de Esportes, Nalfrânio Sátiro, a intenção é fazer um grande e organizado campeonato. “Dividimos o município em oito áreas: cinco delas ficam na zona urbana, uma no distrito de Santa Gertrudes e duas na zona rural, e os campeões e os vice-campeões de cada uma dessas áreas participarão da fase final, que será disputada no Estádio Municipal José Cavalcanti”, disse o secretário.
Nalfrânio informou que cada área conta com um campo de pelada para a realização dos jogos e que tudo vem sendo feito em concordância com a Liga Patoense de Futebol Amador.
Na zona urbana os jogos da primeira fase serão disputados nos campos Caveirão (Vitória); Sapateiro (Conjunto dos Sapateiros); Buraqueira (Jardim Queiroz); Bivar (Bivar Olinto); e Olaria (Salgadinho). Nas outras três áreas os jogos acontecerão nos campos de Santa Gertrudes, sítio Campo Comprido e Mocambo.
Pela proposta de Liga Patoense de Futebol Amador e da Secretaria de Esportes os jogos em cada área definida acontecerão em um único campo. Os jogos dos times do Bairro do Jatobá, por exemplo, serão disputados no campo do Conjunto dos Sapateiros, e isso, segundo o ex-jogador do Nacional e do Esporte de Patos, José Edson Silva Guedes, conhecido como Edinho Jatobá, trouxe algumas insatisfações.
Edinho disse que os atletas amadores do Jatobá não estão satisfeitos com o fato de ter que disputar seus jogos no campo do Conjunto dos Sapateiros e tem feito cobranças no sentido da Prefeitura fazer os serviços necessários no campo conhecido como “Poeirão”. “O Poeirão está abandonado e, no bairro do Jatobá, não tem mais onde a gente jogar. Nada contra o Bairro dos Sapateiros, mas é como se fosse fazer o Campeonato Paraibano no Rio Grande do Norte. Pedimos ao prefeito Dinaldinho, ao deputado estadual Nabor Wanderley e ao deputado federal Hugo Motta que procurem resolver essa questão porque é um prejuízo para o futebol amador da nossa cidade”, disse Edinho.
O presidente do Pão Futebol Clube, Carlos Expedito de Lacerda, morador do bairro do Jatobá, disse que não vê problemas em seu clube jogar no campo do Conjunto dos Sapateiros, desde que a Prefeitura firmasse o compromisso de construir um campo de pelada no Bairro do Jatobá. “Com a inviabilidade de se usar o Poeirão, o bairro do Jatobá, que é um dos maiores de Patos, ficou desassistido nessa questão. “Na nossa área temos também o campo do Mutirão, mas é longe e, além disso, está cheio de lixo e esgoto, então queremos um campo no nosso bairro. Se não querem que a gente use o Poeirão, então que construa outro campo”, enfatizou Lacerda.
O presidente da Liga Patoense de Futebol Amador Paulo de Tarso, conhecido como Paulo Bode, disse que não tem mais como manter o Poeirão para a prática de futebol, pois o bairro cresceu e o entorno do campo ficou cheio de residências. “Isso iria trazer problemas para a comunidade. Só se fosse colocado alambrado, mas nem isso pode ser feito, pois o terreno é particular”, disse Paulo Bode.
O secretário Nalfrânio Sátiro disse que a Prefeitura já mapeou os lugares onde se faz mais necessário a construção de campos de peladas e que a dificuldade não é de se construir o campo, mas sim de se encontrar um lugar apropriado.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com