Joana Sabino e Andrea Pereira, com mães, representantes de outros BLH após a sessão especial
Compartilhe!
A deputada Estela Bezerra foi a autora da propositura
A deputada Estela Bezerra foi a autora da propositura

A Sessão Especial em comemoração aos 30 anos do Programa de Aleitamento Materno da Paraíba, realizada na última sexta-feira (18), teve a participação do Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kerle, da Maternidade de Patos. A coordenadora do BLH, Joana Sabino e a técnica Andréa Pereira participaram da sessão, que foi proposta pela deputada Estela Bezerra.

“O banco de leite é uma estratégia de enfrentamento da mortalidade infantil. O Brasil tinha indicadores muito altos de mortalidade materna e baixa cobertura de amamentação. Muitas vezes, as mães tinham bastante leite e outras não tinham ofertas de leite, por isso começou a ideia deste banco, que é um banco de solidariedade”, disse a parlamentar. Ela lembrou que a Paraíba possui uma das redes mais estruturada em cobertura do Nordeste, sendo a primeira na região e a terceira maior do Brasil.

A sessão especial aconteceu na última sexta feira
A sessão especial foi bastante prestigiada

Para Joana Sabino, a homenagem é muito importante, pois reconhece o trabalho desenvolvido pelos Bancos e ainda ajuda a dar mais visibilidade a eles. “Nós nos esforçamos, diariamente, para sensibilizar às mulheres sobre a importância da doação, do aleitamento materno, tanto para a saúde dos bebês, quanto delas própria, e um evento como esse, ajuda a difundir essa batalha cotidiana dos bancos de leite, que realizam um trabalho fundamental, cujos impactos na redução da mortalidade infantil são bem relevantes tanto na Paraíba, como no restante do país”, afirma Joana.

 

 

Sobre o Banco de Leite de Patos

O Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle é um dos que integra a rede estadual que, ano passado, foi reconhecido pelo Programa Ibero-Americano de credenciamento de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu, pela terceira vez, o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, qualificação dos funcionários e qualidade nos serviços prestados à população. O programa que premia, anualmente, bancos de leite de todo o país foi criado em 2012 e, desde então, a Paraíba participa e é premiada. O banco de leite de Patos ganhou sua primeira certificação em 2013, em 2014 foi prata e nos anos subsequentes manteve o padrão Ouro. A Paraíba conta, atualmente, com seis bancos de leite humano e 21 postos de coleta, estrategicamente localizados em vários municípios do estado.

Assessoria 

Deixe seu comentário