Compartilhe!

As três laterais da Praça Edivaldo Mota, incluindo a frente da Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, o CEPA, Centro de Patos, serão interditadas a partir deste sábado, dia 09, para que sejam instalados os parques Cacique, Parque Lima, Nacional Center Parque e o Noite Ilustrada. Os brinquedos de grande porte estarão presentes na Festa de Nossa Senhora da Guia, que acontece de 14 a 24 de setembro.

A decisão por parte da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), bem como dos demais órgãos da Prefeitura Municipal de Patos que estão envolvidos na localização dos parques para a tradicional festa, trouxe revolta dos moradores da localidade da Praça Edivaldo Mota, dentre estes vários idosos.

Na noite desta quarta-feira, dia 06, os proprietários dos parques que irão se instalar na Praça Edivaldo Motta, estiveram medindo as vias para ver a viabilidade de montagem dos brinquedos. Os moradores ficaram surpresos com a notícia e contestaram o local, pois, além de muitos idosos que irão ter noites de desassossego, as garagens podem ficar interditadas durante o evento. A senhora Francisca Oliveira, 86 anos, conhecida por Dona Neném, comentou que não concorda com a medida.

Dona Neném disse que o seu vizinho também não gostou da ideia e que a interdição da via pode trazer muitos constrangimentos na localidade. “Aqui vizinho mora a família de Seu Valdomiro do Moinho. Eles também não estão de acordo com a mudança. A garagem vai ser interditada também? ”, indagou a idosa. O professor Hélder George também contestou a interdição da Praça Edivaldo Mota.

praca

A diretora do CEPA, professora Tânia Bezerra, comentou que a montagem dos parques em frente da escola pode causar problemas também em relação ao fluxo da comunidade escolar. A diretora disse que irá levar o caso à 6ª Gerência Regional de Educação (6ª GRE), pois acredita que os parques não podem ser montados no local.

Falando em nome dos proprietários dos parques que estarão sendo montados na Praça Edivaldo Mota, o senhor Messias fez as medidas e observou que até trechos de calçadas serão utilizadas devido ao tamanho de alguns brinquedos. Ele acrescentou que as garagens devem ser interditadas. Messias também relatou que os demais colegas encontraram dificuldades para montar os brinquedos, pois grande parte do terreno ao redor da praça é desnivelado e as vias são estreitas. “Todos estes parques eram montados na Rua Bossuet Wanderley, mas a determinação da prefeitura é que agora sejam montados aqui”, disse Messias.

A reportagem fez contato com o superintendente da STtrans, Aldo Xavier. Aldo confirmou a determinação de montagem dos parques na Praça Edivaldo Motta e disse que faz parte do planejamento desenvolvido pelo órgão para garantir a mobilidade da cidade durante o evento. Quanto a questão da falta de acesso para os moradores da localidade, Aldo disse que ficará uma via aberta de cada lado da Praça e que o planejamento foi tomado em várias reuniões.

praca3

Jozivan Antero – Patosonline.com

Deixe seu comentário