Compartilhe!

No mês de outubro várias instituições se engajam na campanha do Outubro Rosa, que propõe a realização de ações informativas que mostrem às mulheres a importância do autoexame e da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama. A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, vai apoiar a campanha, como o faz todos os anos, por isso, entre os dias 04 e 30 a unidade de saúde, que integra a rede estadual de atendimento, terá um calendário especial para orientar e facilitar o acesso a exames preventivos, tais como mamografia e citológicos. Haverá ainda palestras, distribuição de material educativo e outras ações. O público alvo são as pacientes, visitantes e funcionárias da unidade, além de familiares das mesmas.

            A campanha será aberta oficialmente no dia 04 de outubro, com um coffe breack às 9h, no auditório do banco de Leite da Maternidade. Em seguida, acontecerá o hasteamento da bandeira rosa, com a participação da banda marcial do 3° Batalhão da Polícia Militar. Na ocasião serão distribuídos laços cor de rosa, símbolo da campanha, além de material educativo.

            A programação do Outubro Rosa da maternidade prossegue no dia 09, com a palestra do mastologista, Thiago Pereira Alencar, as partir das 14h30, no auditório do Banco de Leite. Nesta mesma data serão iniciadas as mamografias para as funcionárias e parentes próximos. Esse exame, que acontece cotidianamente na unidade, dentro da programação do Outubro Rosa também será realizado nos dias 16,23 e 30. Poderão marcar o exame, funcionárias com idade a partir de 39 anos. Caso haja histórico familiar de câncer de mama o acesso será a partir de 35 anos. Os exames citológicos das funcionárias acontecerão nos dias 19, a partir das 14h, e no dia 20, a partir das 8h.

Os dias 16, 18, 23 e 25 serão reservados às palestras nos alojamentos, feitas por professores da área de saúde das Faculdades Integradas de Patos (FIP). No dia 16, às 14h, também está programada uma palestra proferida pela enfermeira Erta Soraya Ribeiro, no auditório do Banco de Leite.

No dia 28, a Maternidade se integra a programação do Centro de Oncologia de Patos e participada Corrida e Caminhada pela vida, organizada pelo grupo ‘Amigas Viva a Vida, que começa às 17h, com concentração na Praça Edivaldo Motta, seguindo pelas principais ruas o centro da cidade.

Para o diretor geral da maternidade de Patos, Dr. Umberto Marinho Júnior, a ação é de extrema importância nesse período porque é quando a rede de saúde consegue conscientizar diversas mulheres para a prevenção do câncer de mama. “A melhor ação é a informação, pois ela conscientiza e, a partir daí, estimula às mulheres a se auto examinarem e fazer os exames que podem identificar a doença ainda em seu estágio inicial, quando as chances de cura são bem maiores”, afirma o médico. Ele lembra que independente do Outubro Rosa, a Maternidade atende regularmente pacientes encaminhadas pelos Programas de Saúde da Família (PSF’s) na realização de mamografia e citológicos.

Assessoria

Deixe seu comentário