Compartilhe!

SINDACSEAgentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) são profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles realizam atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.

Ser agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias (ACE) é antes de tudo ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes.

Ser agente de saúde e endemias é ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. È ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.

São instrumentos de trabalho do ACS e ACE: a entrevista, a visita domiciliar, o cadastramento das famílias, o mapeamento da comunidade e as reuniões comunitárias.

O ACS e ACE precisam desenvolverem habilidades para lidar com o seu tempo, com o excesso de tarefas, com as críticas, com a dificuldade de preservar o seu espaço familiar e o tempo de descanso com a ação de seu trabalho, ou  seja, precisa aprender a separar a sua vida particular com a sua função de agente comunitário e agente de endemias.

Devido ao vínculo  com a comunidade os ACSs e ACEs são essenciais nas atividades relacionadas à informação e comunicação em saúde porque  estão inseridos nas comunidades e são indivíduos com os quais o cidadão pode se identificar mais rapidamente, numa relação confiável, característica essencial quando a temática é saúde.

Propiciando juntamente com os demais profissionais da Equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) uma intervenção mais efetiva nos fatores agravantes a saúde do indivíduo.

O SINDACSE – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Patos e Região, estará realizando neste dia 06 de Outubro um grande encontro regional de ACSs e ACEs, com a participação de lideranças estaduais e a presença da Presidente Nacional dos ACS e ACE, Ilda Angélica. Estaremos discutindo os projetos de lei em pro das duas categorias. Parabenizamos a todos os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias pelo dia Nacional do ACS e ACE.

 

Assessoria

Deixe seu comentário