Compartilhe!

Luiz 2Aconteceu recentemente no auditório das Faculdades Integradas de Patos o lançamento do vídeo documentário “A Essência do Outro – Veja com os olhos do coração”, dirigido pelo professor Deleon Souto e produzido pelos alunos do segundo período do curso Jornalismo, dentro das atividades do componente curricular Linguagem e Produção Audiovisual.

Esse vídeo conta a história do casal de Luiz Carlos Vidal Fontes, pedagogo, de 37 anos,  cego congênito, e Silvânia Maria de Araújo Lucena, de 51 anos, também  pedagoga e cega (desde os 23 anos de idade).

Luiz Carlos e Silvânia Maria são casados há sete anos e o documentário mostrou  cenas do cotidiano dos dois e depoimentos emocionantes que levam o público a refletir sobre o preconceito, acessibilidade e superação.

Tanto a família de Silvana Maria como a de Luiz Carlos estiveram presentes no lançamento nas Faculdades Integradas de Patos. Segundo os alunos o mais importante foi mostrar as histórias de superação. “De forma geral o filme trata de superação, dos desafios que foram enfrentados por eles, mas com cuidado de que fosse exposto duas histórias de pessoas que são cegas e que conseguem conviver com outras pessoas, com os ‘videntes’, como eles costumam chamar. Então é um ensinamento, a gente aprende muito com a história deles e é um convite a  refletir. Fui apenas um supervisor, o mérito é dos alunos, mas fico feliz de ter colaborado com esse projeto”, disse o professor Deleon Souto.

Saiba mais sobre o casal Luiz Carlos e Silvânia

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Agradecimento: Ulisses Neto

 

Deixe seu comentário