Compartilhe!

chuva de meteoros Geminídeas, que teve pico na madrugada desta quinta-feira (14), não resultou apenas em um lindo espetáculo celeste, mas também possibilitou uma descoberta inédita no Brasil. Imagens feitas em Araruna, no Agreste paraibano, e em Maceió, Capital de Alagoas, indicam que o fenômeno gerou impacto na Lua. Veja vídeo e fotos mais abaixo.

“Esses registros são considerados raros, principalmente pelo tamanho do provável impacto”, contou o astrônomo amador Marcelo Zurita, que fez fez parte da comissão que captou as imagens durante a madrugada de observação da chuva de meteoros na Pedra da Boca, em Araruna. Ele é diretor técnico da Bramon, rede colaborativa de astrônomos amadores e profissionais responsável por planejar a campanha de observação de impactos lunares.

zurita001 768x509
Chuva de meteoros foi observada em Araruna. Foto Marcelo Zurita

Ao Portal Correio, Marcelo Zurita explicou que os impactos na Lua são gerados pelo mesmo asteroide que provocou a chuva de meteoros Geminídeas, o 3200 Faetonte. No entanto, são diferentes as formas como acontecem as passagens das partículas do asteroide pela Terra e pela Lua.

“Aqui na Terra a gente observa os meteoros porque as partículas do asteroide queimam ao atravessar a atmosfera, gerando o efeito luminoso. No caso da Lua, que não tem atmosfera, as partículas se chocam diretamente com o solo lunar. Quando os fragmentos maiores colidem, eles liberam toda sua energia no solo da Lua na forma de calor e esse calor a gente consegue enxergar aqui da Terra, por meio de flashes que aparecem na Lua. O objeto precisa ser grande para gerar um flash suficientemente brilhante que nos permita enxrrgar o impacto, então esse registro não é tão comum de acontecer”, avaliou.

A comitiva que acompanhou a chuva de meteoros em Araruna ainda confirmou a chuva de meteoros Geminídeas como a maior do ano, algo que já era esperado e tinha sido divulgado pelo Portal Correio. Abaixo, veja galeria de fotos do espetáculo celeste:

 

Portal Correio

Deixe seu comentário