Compartilhe!
Com a mãe Janete, morta num acidente em 2011

No dia 12 de janeiro de 2006 um acidente mudou para sempre a vida do jovem patoense Lacordaire Viana de Menezes Segundo, então com 24 anos. Ele brincava numa cama elástica quando errou o salto e fraturou a coluna. O jovem cheio de vida de repente se tornou tetraplégico e passou a usar cadeira de rodas.

Segundo Lacordaire, como é mais conhecido, hoje está com 36 anos, é atleta paraolímpico e faz palestras motivacionais. Através do incentivo do professor Weberson Leitão, praticante e divulgador do tênis de mesa em Patos, Segundo encontrou nesse esporte uma profissão, uma terapia, um prazer, e se tornou um campeão paraolímpico, com 30 títulos nacionais e 10 títulos internacionais. Já representou o Brasil em competições e internacionais e no ano passado participou dos jogos Parapan-Americanos de tênis de mesa na Costa Rica

Ele se casou em 2008 com  a jovem Emanuelly Menezes, e tem duas filhas, uma de 10 e outra de 3 anos.

Com a esposa e a filha

No dia 12 de janeiro de 2018, 12 anos depois do acidente que sofreu, Lacordaire Segundo gravou um vídeo e compartilhou nas redes sociais comentando o que aconteceu com ele e agradecendo a todos que o apoiaram na sua trajetória. Ele disse que perder os movimentos não foi a sua maior perda na vida. A morte de sua mãe, a empresária Janete Emiliano, de 50 anos, foi a sua maior perda, segundo ele disse no vídeo. Janete Emiliano morreu em 2011, junto com mais 12 pessoas, na colisão de uma van com três veículos nas proximidades de São Mamede.

Leia abaixo o depoimento e os agradecimentos do atleta paralímpico: 

“Hoje completa doze anos da minha lesão. Doze anos atrás eu sofri um acidente na cama elástica e me tornei tetraplégico, usuário de cadeira de rodas, mas nesses doze anos eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que passaram no meu caminho, que me ajudaram de alguma forma para que hoje eu pudesse está com a cabeça boa, tentando uma vida praticamente normal. Agradeço a todos do Tênis de Mesa Paraolímpico, que de lá tirei muitas experiências, muitos ensinamentos. Médicos, fisioterapeutas, amigos, familiares e em especial minha esposa Emanuelly, minha filha Lívia Bianca, minha cuidadora Betânia, minhas irmãs, todo mundo que passou nessa trajetória. Depois de ter sofrido o acidente aconteceram perdas bem mais significativas pra mim do que minha locomoção, meu movimento. Eu só tenho a agradecer a Deus por estar vivo e poder deixar um abraço para todo mundo”.

 

Abaixo uma seleção de fotos do atleta paralímpico patoense.

 

 

Veja mais:

Atleta paralímpico Lacordaire Segundo vai representar o Brasil nos jogos Jogos Parapan-Americanos de tênis de mesa na Costa Rica

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário