Compartilhe!

O ano já começa com boa notícia na área da educação. As FIP, consolidadas como a maior Instituição de Ensino do sertão paraibano, trazem para Patos mais uma opção de formação superior. O Ministério da Educação (MEC) aprovou o funcionamento do bacharelado em Farmácia. O pedido de implantação do curso foi protocolado junto ao MEC no semestre passado.

O parecer foi divulgado dia 26 de janeiro pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), órgão ligados ao MEC. O documento aponta o resultado como “satisfatório com dispensa de visita”. Isso porque não houve a necessidade de uma visita in loco da comissão de avaliação, como é comum nos demais processos de implantação de curso.

“Isso ocorre quando a Instituição já tem cursos na mesma área. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) faz a avaliação vendo que a Faculdade já tem uma capacidade básica instalada, não só em termos de laboratórios, mas também de corpo docente”, explicou a diretora acadêmica das FIP, Alana Candeia.

A Faculdade já dispõe de uma estrutura de excelência direcionada aos cursos de saúde. O fato contribuiu para aprovação do curso. Outra característica decisiva para a chegada do novo bacharelado foi a disponibilidade dos laboratórios de análises clínicas, já utilizados pelos estudantes de Biomedicina, e futuramente pelos acadêmicos de Farmácia. “Tudo isso favoreceu para que o parecer fosse favorável”, reforçou Alana.

A elaboração do Projeto Pedagógico de Farmácia seguiu todos os requisitos legais. O curso terá como coordenadora a professora Paula Regina Rodrigues Salgado, que já integra o quadro docente das FIP.

Ingresso dos Estudantes

O MEC aprovou uma entrada anual de 80 alunos para o curso de Farmácia, sendo 40 por semestre. As FIP aguardam agora a publicação da portaria de autorização no Diário Oficial da União para dar início aos tramites do Vestibular. A expectativa é que essa publicação seja feita em breve, para em seguida ser lançado o Edital para formação da primeira turma.

Assessoria

Deixe seu comentário