Cadela que estava doente morre na manhã deste domingo, 18, no Canil de Patos.
Compartilhe!
26 1
Cadela morreu na manhã deste domingo, 18, no Canil de Patos

Os voluntários do Adota Patos têm colaborado com o Canil Municipal de diversas formas. Nos domingos seus membros ajudam na limpeza e em outros serviços. Recentemente o Adota Patos tomou a iniciativa e ampliou o Canil para que os animais tenham mais espaço. Os serviços foram feitos com os recursos que a própria ONG arrecada nos eventos que realiza na cidade. Apesar da ampliação feita, eles dizem que ainda precisa ampliar mais, pois alguns dos cães vivem confinados, sem acesso à luz do Sol.

Os membros do Adota disseram que reconhecem alguns avanços no Canil, mas ultimamente estão preocupados com a situação. Segundo eles o Canil precisa urgentemente de um médico veterinário para atender a demanda de tantos animais doentes, um profissional que possa dar assistência constante aos mais de 200 cães lá abrigados. “O Canil precisa de um médico veterinário dando assistência o tempo todo, e que tenha medicamentos disponíveis para que ele possa trabalhar de forma eficaz, pois muitos cachorros estão morrendo aqui”, disse Benigna Dantas, integrante do Adota Patos.

14 3
Animais maltratados ou doentes são levados para o abrigo

Outro questionamento que vem sendo feito é sobre a qualidade da ração que ultimamente está sendo dada aos cachorros. Segundo eles a ração não é boa e muitos animais estão tendo diarreia.

O fato que tem incomodado mais são as recentes mortes que lá ocorreram. Inclusive na manhã deste domingo, 18/02, quando a reportagem da Folha Patoense esteve no local, uma cadela que estava doente havia acabado de morrer e outra agonizava. “Os animais simplesmente adoecem e morrem por falta de assistência médica veterinária”, disse um membro da ONG.

No Canil duas funcionárias fazem o serviço, de domingo a domingo, das 6 às 13 horas, e segundo o Adota Patos seria necessário mais um (a) funcionário (a) porque é trabalho demais, e fica muito pesado para apenas duas pessoas. São mais de 200 cachorros para alimentar, dar de beber, fazer a limpeza do local, dentre outros serviços.

17 2
Benigna, do Adota Patos,, trabalhando voluntariamente no Canil

A funcionária Gabriele Mendes, que trabalha no Canil há muito tempo, é apelidada de “Anjo” pelos membros do Adota Patos, e isso em virtude da dedicação total e do carinho que ela tem para com os animais.

Na manhã deste domingo quando da morte da cadela, Gabriele Mendes a enrolou em um pano, ficou durante muitos minutos com o animal, triste, cabisbaixa, e parecia velar pela cadela. Sepultou o animal numa vala no local feita justamente para enterrar os cães que morrem no Canil.

Em resumo o Adota Patos faz três solicitações para o melhoramento do Canil: Um médico veterinário, ração mais adequada e mais uma funcionária para a realização dos serviços.

A Folha Patoense entrou em contato com o secretário de Agricultura de Patos, 12 3João Paulo, que também é médico veterinário, e ouviu a opinião dele sobre as questões envolvendo o Canil. Ele comentou todas as questões e começou dizendo que a ração dada aos animais abrigados no Canil Municipal é balanceada. “Nós aos zootecnistas da nossa secretaria que procurassem os valores nutricionais ideais para o fornecimento do alimento desses animais. Então foi feito embasado nisso e não procede que não tenha qualidade à ração”, disse.

João Paulo reconheceu que há sim animais que morrem no Canil, mas isso, segundo ele, não é por descaso, mas por maldade das pessoas que abandonam animais doentes lá.  “Abandonam animais doentes, às vezes com doenças incuráveis ou em estado muito avançado da doença, e esses animais por mais que nós façamos esforços, não resistem. Já temos em andamento uma denúncia contra duas pessoas que abandonaram animais naquele local. Inclusive eu tenho até um vídeo porque fui fazer uma visita ao Canil e quando cheguei tinha lá uma caixa com três animais abandonados. Isso ocorre diariamente e se for pego nós faremos a mesma denúncia que já fizemos de abandono de animais aqui em Patos”, relatou.

19 1Questionado sobre  a ausência de um médico veterinário no Canil o secretário João Paulo disse que dois veterinários dão assistência e que será feita uma  licitação para a aquisição de medicamentos. “Eu creio que a situação vá melhorar muito e com relação aos veterinários pode ser também que haja alguma falha ou que eles não possam atender na hora a contento, mas os animais hoje estão bem mais cuidados do que anteriormente quando nós tínhamos ali um verdadeiro depósito de animais, onde havia quase 180 cães aos cuidados de uma só pessoa. Hoje temos duas pessoas cuidando desses animais”, explicou.

O secretário também disse que está solicitando o religamento da energia do local para que as funcionárias possam trabalhar de forma mais confortável e por fim ele diz que nunca se fez tanto pelos animais em Patos como a atual gestão está fazendo: “Há muito denuncismo vazio, nunca se fez tanto pra cuidar desses animais como nós estamos fazendo nessa gestão. E a solução definitiva é que o prefeito Dinaldinho já conseguiu em Brasília a aprovação da construção do Centro de Zoonoses. Nós temos uma emenda do deputado federal de um milhão de reais que vai ser uma parte do que o Centro de Zoonoses precisa para que nós possamos dar uma solução definitiva a esse problema. Essa solução que  não vai chegar a curto prazo. Começamos a fazer esse trabalho em janeiro do ano passado e só começaremos a ter reflexo do resultado em dez anos. Então queria pedir também a colaboração para essa causa dos verdadeiros protetores de animais, que cuidam, alimentam, abrigam esses animais em suas casas, e também a proteção daqueles protetores virtuais que ficam nos seus smartphones, computadores, dentro de suas salas, com todo conforto, apenas criticando. Vamos ajudar também. Como eu já disse e reitero: a Prefeitura não teria obrigação de abrigar esses animais ali, mas por sensibilidade do prefeito Dinaldinho assim ele o fez e chamou pra ele uma responsabilidade de animais que estava há muito tempo abandonados. Peço também a população que colabore, principalmente não abandonando animais lá no abrigo, pois isso não vai solucionar o problema”.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário