Luciene Sousa no Programa Mais Você, em 2010.
Compartilhe!
Unhas 13
Na feira de beleza no Hotel Garden, em Campina Grande, em 2013.

Luciene Sousa da Silva, de 40 anos, nasceu em São José de Espinharas em uma família humilde, de 9 irmãos. Aos 13 anos foi morar em João Pessoa, onde vive até hoje, no bairro do Geisel. Trabalhando inicialmente como secretária do lar ela conseguiu concluir apenas o 1° grau e logo cedo casou e teve uma filha, Rosangela Souza de Oliveira, uma moça hoje com 22 anos, estudante de Fisioterapia. Anos depois ela teve um segundo filho, de um segundo relacionamento: Carlos Wagner, de 10 anos, um menino que já demonstra talento para a música. Pratica flauta.

Luciene enfrentou muitas dificuldades, principalmente após a separação, mas decidiu tentar a carreira de manicure no ano 2001 e isso mudou a vida dela. Hoje é uma designer em unha, com muito talento, e é muito requisitada. Fazendo desenhos em unhas ela conseguiu comprar um apartamento na capital. Tem a sua sua empresa registrada no Microempreendedor Individual e hoje vive muito bem com os filhos. “Isso não veio de graça, é o resultado de muita luta”, diz ela.

O talento em fazer desenho em unhas começou quando em fevereiro de 2002, assistindo o programa Mais Você, apresentado por Ana Maria, na Rede Globo, ela viu uma manicure fazendo unhas desenhadas com a bandeira do Brasil no programa e decidiu seguir o mesmo caminho.

Unhas 1Ela fazia unha convencional, apenas o trabalho básico de uma manicure, mas desse dia em diante a coisa mudou: “Estava com 50 reais no bolso, comprei os materiais necessários e no mesmo dia comecei a fazer unhas desenhadas. Fiz três no mesmo dia e foi um sucesso. As pessoas foram vindo, querendo também pintar as unhas com a bandeira do Brasil. A Copa do Mundo se aproximava e todo mundo estava naquele clima de valorizar as cores da bandeira do Brasil, por isso eu comecei a fazer um certo sucesso e a ganhar um dinheirinho”, disse.

Criativa, ela não ficou só desenhando a bandeira do Brasil não. Começou a fazer outros desenhos, a criar certos enfeites e a coisa ganhou uma proporção não imaginada por ela, que teve que fortalecer sua esmalteria, e hoje pouco tempo lhe sobra para outras atividades pelos muitos clientes que tem. Trabalha de terça a sábado, das 8 às 21 horas.

Em 2010 Luciene Sousa foi ao programa de Ana Maria Braga e desenhou uma flor na unha da apresentadora. No programa ela disse que leva em média 40 minutos para fazer as unhas das clientes.

Unhas 11Sua esmalteria fica na Rua Roberto Carlos Pessoa, nº 168, em João Pessoa, e muitos dos seus desenhos já foram parar em revistas de unhas. Ela é um sucesso no que faz. “Olho uma coisa que me chama atenção, algo bonito, e já passo a desenhar nas unhas das minhas clientes”, disse ela. No começo, segundo ela, as clientes pediam para ela fazer desenhos em todas as unhas, mas isso mudou e agora o desenho é feito em apenas duas unhas de cada mão, ou em apenas uma, que normalmente é a do dedo anular da mão direita.

A família dela mora em São José de Espinharas e Patos. São três irmãos em São José de Espinharas e uma irmã em Patos.

Luciene Sousa trabalha com várias técnicas e  produtos que dão às unhas a consistência e a beleza que as clientes esperam. A unha convencional ela faz por 30 reais e a unha artística por 40 reais.

Por fim ela comenta um pouco de tudo que passou, dizendo que que nunca desistiu, que hoje está feliz com a vida que leva, um vida de trabalho e dedicação aos filhos. “Só conquista o que se sonha”, diz ela.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário