Compartilhe!

Jovens 2O jovem Richard Kevem Mendes Monteiro, de 15 anos, residente no Conjunto Residencial Itatiunga, em Patos, tinha uma vida normal de adolescente estudante, mas há 10 meses, durante uma brincadeira de futebol com amigos, Richard sofreu um chute na canela e aquele pequeno ferimento ganhou dimensão impressionante, pois, ali estava alojada uma bactéria perigosa.

O ferimento pequeno foi se expandindo, causando inflamação, atingindo drasticamente a carne e o osso da tíbia e se transformando em abscesso. Poucos dias depois, o jovem estava acamado e o ferimento não parava de crescer comprometendo sua força e os movimentos antes realizados com facilidade. Richard Kevem agora vive acamado e dependendo de ajuda de sua mãe para todas as necessidades cotidianas.

jovem 2A senhora Maria do Desterro Mendes, mãe de Richard, faz duras críticas pela falta de assistência no caso do seu filho por parte das autoridades e dos órgãos públicos de saúde do Município. Ela disse que tem vivido uma verdadeira batalha para cuidar do garoto que depende totalmente dela agora. Desterro disse que chegou a peregrinar em busca do prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley (PSDB), porém, ao conseguir, apenas foi encaminhada para as secretarias de Saúde e Assistência Social, mas pouco foi feito.

Maria do Desterro, que antes realizava serviços domésticos de faxina em residências, largou tudo para cuidar do filho. O pai do adolescente mora em São Paulo e apenas manda uma ajuda que chama de pensão. O esposo atual dela é servente de pedreiro e ajuda no possível para a família, no entanto, o tratamento do jovem Richar Kevem está além das possibilidades da família que está pedindo ajuda de amigos e da sociedade para tratar da doença.

Na manhã desta segunda-feira, dia 26, a reportagem do portal Patosonline.com esteve na residência da senhora Maria do Desterro para entender melhor o drama. Desterro disse que a vereadora Nadirgerlane Rodrigues (PMDB) chegou a colocar um requerimento na Câmara Municipal de Patos pedindo que o poder público, através da prefeitura, ajude na assistência social e nos curativos do jovem. Em um primeiro momento, a prefeitura ajudou nos curativos através da enfermeira Neguinha, mas depois não pagou e a enfermeira agora faz por sensibilidade ao caso.

jovem 4Através de ajuda de patoenses solidários, a mãe do garoto conseguiu pagar uma consulta particular para Richard Kevem nesta segunda-feira. Também por sensibilidade na causa do adolescente, o Laboratório Para Exame irá realizar análises para tentar descobrir a bactéria presente na perna do garoto.

Sem conseguir conter as lágrimas, Richard falou: “É uma loucura que vem em minha mente…às vezes penso em desistir de tudo, largar tudo para o ar…às vezes eu penso que seria mais feliz sem a perna…voltar a vida de jovem novamente. É duro ver seus amigos fazendo tudo que o jovem faz, e você em cima de uma cama sem nem um amigo vir lhe visitar..”.

A redação tentou contato com a secretária de Saúde do Município de Patos, Priscila Gomes, porém, não obteve respostas sobre o caso exposto.

Contato com a mãe do adolescente pode ser feita através do telefone (83) 9 9886 9984.

OUÇA entrevista com Maria do Desterro e com Richard Kevem:

 

Jozivan Antero – patosonline

Deixe seu comentário