Compartilhe!

O Hemonúcleo de Patos necessita de doações de sangue para garantir o estoque. A unidade não conseguiu atingir a meta no mês de março, segundo informou a assistente social Vânia Santos. “Nós estamos mantendo nossos doares fidelizados, ou seja, aqueles que se comprometem e doam, mas lamentavelmente não atingimos a meta, pois só tivemos 380 doações em março e a meta mínima é de 400 doações”, relata.

Ela explica que o fato se deve ao feriadão da Semana Santa, pois o Hemonúcleo só funcionou até a quarta-feira, 28/03. “Em virtude da Semana Santa entendemos que não foi possível bater a nossa meta, pois só tivemos atendimento até a última quarta-feira”, acrescentou a assistente.

Vânia alerta para a questão do estoque de sangue das tipagens negativas, pois se encontra em um estado bastante crítico: “Só estamos com quatro bolsas de O negativo em nosso estoque, o que nos deixa apreensivos, uma vez que havendo necessidade não teremos este sangue disponível para os pacientes que precisarem”.

A unidade necessita principalmente dos tipos sanguíneos O, A -, B -, AB – e AB +, pois são tipagens difíceis de encontrar.

A assistente social agradece a todos que cumprem seu papel doando e faz um apelo para que mais pessoas possam doar sangue: “Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo, por isso pedimos encarecidamente que as pessoas se engajem nessa atitude que salva vidas”.

Para fazer doação, o Hemonúcleo de Patos funciona das segundas-feiras até as sextas-feiras, de 7 h até meio-dia, na Rua Cinco de Agosto, s/n, no bairro Belo Horizonte. O telefone para contato é: (83) 3423-2180.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

Deixe seu comentário