Compartilhe!

A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10, o Projeto de Lei n°07/2018, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB), que institui o Dia Municipal da Pessoa com Câncer no calendário oficial de eventos de Patos.

A data é celebrada em 31 de maio e faz referência à data da morte do médico Napoleão (Rodrigues) Laureano, que lutou contra um câncer adquirido e idealizou o Hospital Laureano, construído na capital do estado, e que presta relevantes serviços aos pacientes acometidos pela doença, quando exercia a atividade médica.

A vereadora foi procurada pelo Coletivo ‘Homens com mais vida’ na tentativa de sensibilizar a população patoense sobre os diferentes tipos de câncer, os meios de prevenção e as modalidades de tratamentos existentes, através de parcerias com instituições públicas, privadas e organizações sociais, tais como 6ª Gerência regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Amigas Viva a Vida, Associação Patoense de Apoio aos Portadores de Câncer (APPC), Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a parlamentar mirim, o projeto focará na conscientização da doença e dar forças aos pacientes que sofrem com a patologia.

“Então eu trouxe na noite de hoje o projeto para conscientizar a população patoense e, além da conscientização, dá forças aos pacientes que lutam contra o câncer. A gente sabe que hoje o câncer é a segunda doença que mais mata no país. Então, a gente está pronta para fazer esse trabalho para a população”, disse Lucinha.

A Comissão Gestora do Coletivo ‘Homens com mais vida’ é assim formado: José Romildo de Sousa (presidente), Luciano Dias (vice), Edu Azevedo (Secretário), Paulo Eduardo (Tesoureiro) e Hélio Barbosa (Diretor de Comunicação).

Conselho: Osvaldo Fernandes Mota, Claudemir Bento e Manoel Lima.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde registraram que em 2014 mais de 200 mil brasileiros foram vitimados por câncer. Do número absoluto de 201.968 mortes, 25.427 óbitos foram em decorrência de câncer de traqueia, brônquios e pulmões, 16.326 casos referentes a câncer de cólon, reto e ânus, 14.786 de câncer de mama e 14.028 de câncer de estômago.

Ascom CMP

Deixe seu comentário