Compartilhe!
cao terapia
Cães ajudam crianças a estimular sentidos e movimentos durante sessões de fisioterapia (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Um projeto em Campina Grande usa cães do Corpo de Bombeiros para ajudar na terapia de crianças com microcefalia e outras doenças raras. Os animais são usados durante as sessões de fisioterapia, com a finalidade de estimular sentidos e movimentos. Veja o vídeo.

Jailma tem filhos gêmeos que nasceram com a síndrome congênita do vírus da Zika. Ela reconhece a evolução deles com a terapia com cães. “Eles não tinham movimento de mãos e quando veem o cachorro, querem pegar. A evolução é muito boa”, Jailma Lima

Em Campina Grande são usados quatro cães: “Nego”, “Neguinha”, “Nega” e “Negona”. Eles atendem 130 crianças de várias cidades da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Amazonas e até do continente da África. O contato acontece uma vez por semana.

O projeto recebe o nome de Cão Bombeiro Terapia e é realizado em uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público do Trabalho. “A gente pega multas de descumprimento de conduta e obrigações trabalhistas, de ações judiciais, e pega esses valores e coloca em projeto sociais como esse, revertendo esses valores para a sociedade”, explica o procurador do trabalho Raulino Maracajá.

A ideia foi abraçado pelo 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ºBBM), em Campina Grande. “A gente já tinha o cão de resgate e em algumas pesquisas descobrimos que esse tipo de terapia, assistidas com cães, iria melhorar a qualidade de vida dessas crianças, aumentando a imunidade, a interação social”, disse a comandante regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jousilene Sales.

G1 PB

Deixe seu comentário