Compartilhe!

1535550433Patos e cerca de 80 municípios da região, inclusive de PE, RN e CE estão prestes a experimentar uma nova fase na saúde pública, com a inauguração da unidade de oncologia denominada Hospital do Bem, a ser entregue pelo governador Ricardo Coutinho, na tarde da próxima segunda-feira, dia 03 de setembro.

A descentralização do tratamento de câncer, permitindo reduzir o sofrimento dos pacientes que são obrigados a enfrentar longas distância para ter acesso a esse serviço de alta complexidade, é um sonho alimentado pelo Grupo Amigas Viva a Vida há dez anos, e que conseguiu sensibilizar o governador a abraçar a ideia, e que está prestes a ser concretizado.

Para Gerúsia Delfino, que coordenada o Grupo, trata-se de uma grande vitória para muitos pacientes que não precisarão se deslocar do interior para a Capital João Pessoa para ser atendidos. “Os números são crescentes de casos de câncer e o Hospital do Bem será de suma importância para os pacientes deses quatro estados”, acrescentou. Uma equipe do Amigas Viva a Vida passou por um treinamento na Rede Feminina de Combate ao Câncer, fazendo estágio no Napoleão Laureano, para cuidar da assistência aos pacientes em sua casa de Apoio, que também deverá ser inaugurada na próxima segunda-feira 3.

O Governo estadual, que investiu R$ 4,7 milhões no Hospital do Bem, já garantiu recursos de custeio para os primeiros meses de seu funcionamento. Ricardo Coutinho disse em cadeia de rádio que a história da saúde de Patos está sendo reescrita com a abertura do Hospital do Bem. Com ele o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhyb Carneiro também está passando por reformulação no seu refeitório, um centro de imagem, novos equipamentos, como tomógrafo, arco cirúrgico, dentre outros.

O Hospital do Bem tratará diversos tipos de câncer, a exemplo do mama, colo do útero, próstata, cabeça e pescoço. A Secretaria de Estado da Saúde estima que cerca de 8 mil atendimentos por ano serão realizados nessa unidade de oncologia, o primeiro Centro Especializado de Câncer do interior do Nordeste, incluindo-se a parte laboratorial, quimioterapia e cirurgias.

pbnoticias.com

Deixe seu comentário