Compartilhe!

O processo histórico da educação no Brasil sempre apresentou professores sub-assalariados; desvalorizados profissionalmente, talvez estes sejam alguns dos pontos que explicam a baixa procura pela profissão do magistério.Aliado a esses fatores, o processo de mercantilização da educação procura substituir a figura do professor presencial por equipamentos eletrônicos afastando cada vez mais o profissional de sala de aula e promovendo uma espécie de evasão profissional.

A desmotivação profissional ronda o meio docente e sem esses profissionais motivados não vejo saída para a educação.Temos um grande desafio contemporâneo: a desqualificação da aprendizagem versus a falta de uma parceria entre família, sociedade e os governantes que são os atores sociais que têm o poder de construir uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Em se tratando de qualidade de ensino, estamos em desvantagem nos rankings das avaliações internacionais o que pode ser explicado pela falta de prioridade nas políticas educacionais que muitas vezes prioriza quantidade de alunos ao invés de qualidade.

Apesar de todas as turbulências políticas que compromete nossa educação, temos em sala de aula verdadeiros heróis que lutam em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Enfrentando problemas como falta de estrutura no espaço escolar; terceirização dos serviços educacionais; violência; desrespeito; desvalorização salarial; negação de direitos conquistados a duras penas.

A cada dia me convenço da importância desse profissional para a evolução da cidadania e desenvolvimento humano e cultural de nossa nação. Mesmo com todos os entraves e problemáticas percebe-se nitidamente que a sociedade do conhecimento precisa cada vez mais dos nossos serviços. Rendo minhas homenagens àqueles que dedicam sua vida à formação de crianças e jovens para um amanhã melhor. Desejo um olhar mais humano por parte dos donos do poder e da sociedade que ainda não reconhece a nossa importância enquanto profissional. Na sala de aula é que se forma um cidadão é se constrói uma nação.

Parabéns para meus ex mestres e mestras, colegas de profissão; amigos de trabalho e para todos professores do Brasil. A sociedade pode dizer “Não” mas ser professor em nosso país é uma verdadeira missão.

Alexandre Garcia Ferreira
VISTA SERRANA-PB, 15/10/2018

Deixe seu comentário