Compartilhe!

Profissionais da Atenção Básica, do município de Patos, participaram na manhã desta quarta-feira (17), de um ciclo de debates intitulado “Da Gravidez à Pré-escola”, idealizado pelo médico pediatra Dr. Umberto Júnior, e realizado com apoio das Faculdades Integradas de Patos (FIP) e Prefeitura Municipal de Patos. O evento aconteceu no auditório máster do Sebrae Patos, e também contou com a colaboração de alunos e residentes das FIP.

Além do pediatra Umberto Marinho de Lima Júnior, o evento contou com a contribuição da médica ginecologista Dra. Suellen Vieira; da fisioterapeuta Thaís Morais; da nutricionista Gyselle Duarte; da enfermeira obstetra Erta Soraya Ribeiro; e da fonoaudióloga Flávia Leite.

O encontro teve como público alvo: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) que atuam nas Unidades Básicas de Saúde. De acordo com Umberto Júnior, o ciclo de debates foi idealizado com o propósito de trabalhar a promoção e prevenção de saúde, que é o verdadeiro papel da atenção básica.

“Antes de qualquer coisa tenho que fazer o meu agradecimento à Prefeitura de Patos, em nome de Wendel, secretário de saúde do município, e dizer que esse foi um projeto que eu idealizei junto com os alunos das FIP, para justamente trazer para os profissionais de saúde desde, o agente comunitário, até o médico, informações extremamente úteis e importantes, para que nós possamos trabalhar justamente a prevenção e a promoção da saúde, pois esse é o verdadeiro papel da atenção básica,” comentou o médico.

Umberto Júnior também considerou que, o que foi compartilhado e apreendido no encontro irão contribuir para a mudança de visão e posicionamento dos profissionais, e consequentemente, da população, com relação ao que é o serviço de atenção básica, refletindo diretamente no desempenho e no acesso à saúde pública no município.

“A gente sente um pouco que de certa forma a própria população acaba usando a atenção básica para tratamento e deveria ser o contrário, para prevenção. Então a gente vem trabalhando isso, e hoje foi a vez de Patos, nessa parceria da FIP e Prefeitura Municipal, para que a gente tente mudar justamente essa cultura que existe, não só com os profissionais, mas também com a própria população. Só quem tem a ganhar são os pacientes, que certamente vão ter uma nova visão, por parte dos profissionais, e com certeza teremos reflexos na saúde pública do Município,” disse o idealizador do evento.

O mote principal dos debates foi a saúde da mulher e da criança, com foco na preconcepção, concepção, gravidez, puerpério e puericultura, tendo em vista que o planejamento familiar e pré-natal são feitos através do SUS, nas Unidades Básicas de Saúde.

“A gente contempla desde a concepção, desde a gestação, até a pré-escola, ou seja a gente tratou da importância, por exemplo do pré-natal e tratamos também da importância da puericultura, que é o acompanhamento dessa criança desde o nascimento até o seu primeiro ano de vida, que é algo que também deve ser feito pelas unidades e isso vai fazer com que essa criança tenha uma chance maior de ter uma vida mais saudável e uma vida sem agravos, sem doenças, tudo por conta da prevenção e da promoção da saúde. Daí a importância da presença dos profissionais que aqui estiveram,” concluiu o pediatra.

 

Deixe seu comentário