Barragem da Farinha em abril de 2018 (Foto: Genival Júnior). Hoje ela está com 31,45% de sua capacidade.
Compartilhe!

Oito açudes das regiões do Agreste, Curimataú e Cariri da Paraíba estão completamente vazios. Os dados sobre o volume negativo dos reservatórios paraibanos foram atualizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) nesta quarta-feira (21).

Segundo os gráficos disponibilizados no site da agência, os açudes de Boqueirão do Cais em Cuité; Caraibeiras em Picuí; Curimataú em Barra de Santa Rosa; Emídio em Montadas; Manguape em São Sebastião de Lagoa de Roça; Ouro Velho em Ouro Velho; Sabonete em Teixeira; e Serrote em Monteiro estão sem volume de água.

Dos 128 reservatórios monitorados pela Aesa, 57 deles está com capacidade superior a 20% do seu volume total, 37 estão em observação com menos de 20% do volume total e 34 estão em situação crítica com menos de 5% do volume total e nenhum deles está sangrando.

O Açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão, é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e outros 18 municípios paraibanos e está com 24,67% do volume total. Comparado ao mesmo período do mês de outubro deste ano, o reservatório perdeu 1,82% do volume total.

O presidente da Aesa, João Fernandes, lembra que a situação de seca no estado é causada pela estiagem. Ainda de acordo com ele, a previsão é que as chuvas comecem a cair novamente nos reservatórios a partir de fevereiro de 2019.

G1 PB

Deixe seu comentário