Compartilhe!

Algumas pessoas, que nunca ouviram o estrondo sônico, ficaram assustadas achando que se tratava de um terremoto

O Seridó do RN está recebendo a Operação CRUZEX, onde aeronaves de diversos países sobrevoam em cidades da região.

De acordo com informações o estrondo que foi sentido em algumas cidades da região do Seridó na verdade trata-se de uma manobra de treinamento da operação da Força Aérea Brasileira.

As aeronaves supersônicas romperam a barreira do som entre 10:30 horas e 11 horas no espaço aéreo de Acari e Jardim do Seridó o estrondo deixou a população de alguns municípios do Seridó assustados já que circulam comentários na internet de um tremor de terra na região.

Tal fenômeno pode em certas circunstâncias ser forte o suficiente para produzir danos materiais no solo como quebra de vidros rachaduras em paredes muros e outros estragos.

O que é romper a barreira do som?

“O som se propaga no ar em ondas concêntricas como faz uma pedra ao cair em um lago a barreira do som é o limite de velocidade em que um avião pode se deslocar no ar sem atropelar as ondas sonoras emitidas por ele mesmo é isso que chamamos romper a barreira do som”,  diz o físico Carlos Luengo da Unicamp.

Vídeo de aviões supersônicos rompendo a barreira do som, Clique aqui.

Matéria adicional sobre o assunto: Clique aqui.

 

Jenully Cristiano – Caicó na Rota da Notícia

 

Acréscimo da Folha Patoense: Há informações de moradores de cidades paraibanas que também tomaram um susto ao ouvir  o estrondoso barulho de aeronaves rompendo a barreira do som, a exemplo de Malta, na Região Metropolitana de Patos. Na manhã de ontem (sexta, 23) os maltenses ficaram assustados quando uma aeronave sobrevoou os céus da cidade e provocou um barulhão ao romper a barreira do som. O barulho também foi ouvido em alguns bairros de Patos.

 

 

 

 

Deixe seu comentário