Compartilhe!

Recentemente o município de Patos passou a assumir a administração de todo o serviço do Samu nas cidades de São José do Bonfim, Teixeira e Condado, por determinação do Ministério Público da Paraíba, através de decisão da Promotoria de Justiça de Patos. O que motivou tal decisão foi o fato de que “a descentralização ainda está pendente junto ao Ministério da Saúde”.

O Ministério Público Estadual obrigou o município de Patos a reaver as ambulâncias das referidas cidades. O município de Patos pode ser multado em até 10 mil reais por dia caso descumpra a decisão.

No começo da tarde desta segunda-feira, 26, a secretária de Saúde de São José do Bonfim, Mila Candeia, usou as suas redes sociais para dizer que um morador da cidade morreu por conta da inexistência da base do Samu na cidade.

Segundo a secretária, na manhã desta segunda-feira, 26, o trabalhador braçal Marcos Aurélio, de 41 anos, residente em São José do Bonfim, sentiu-se mal e seus vizinhos ligaram para o Samu de Patos, mas ninguém atendeu. A prefeitura disponibilizou um veículo às pressas, mas o senhor Marcos morreu no caminho, de infarto, nas proximidades da Curva do Nove, nos limites de Patos com São José do Bonfim.

Veja abaixo na íntegra o depoimento da secretária:

”Após o Ministério público mandar recolher as ambulâncias do SAMU nos municípios de São José do Bonfim, TEIXEIRA e condado Fico muito triste com essa situação, fico de mãos atadas. Morre a primeira vítima de infarto onde nos faltou o SAMU que é o serviço móvel de urgência e emergência , preparado pra salvar vidas de pacientes enquanto ainda é transportado . Causa-me ojeriza com tal atitudes. Mas pode ter certeza: falta alguém gritar.

Será mesmo que teria sido preciso o recolhimento dos nossos serviços , já que o próprio município estava com todas as despesas e obrigações, mantendo o serviço com qualidade ? será que quando o serviço funciona, falta bom senso nos órgãos que deveriam apoiar o funcionamento?. “Eita” Brasil sem vergonha em “todas as áreas “.

Falta-nos bom senso. Eu me coloco no meio dos sem força após uma vida ser ceifada por falta de uma urgência …talvez mais 5 min e tudo teria dado certo. alguns minutos e talvez a vida de nosso amigo Marcos fosse preservada .somos os mais fracos na hora da disputa…Sinto-me impotente.

(Mila Candeia – secretaria de saúde de s.j do Bonfim -PB)

 

A Folha Patoense tentou um contato na tarde de hoje com a direção do Samu, em Patos, mas sem sucesso. Fica o espaço aberto para possíveis esclarecimentos: folhapatoense@gmail.com.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

Deixe seu comentário