Compartilhe!

Blog do Jordan Bezerra conversou com a Odontóloga Fátima de Souza Lucena, em sua clínica, que fica na Rua Bossuet Wanderley, no centro de Patos. Dra. Fátima falou sobre os cuidados com a higiene bucal de crianças ainda nos primeiros meses de vida, além de destacar a importância de um acompanhamento especializado para mães e bebês para uma boa saúde bucal.

Dra. Fátima Lucena é formada em Odontologia desde 1984, pela Universidade Federal da Paraíba. Ela é Clínica Geral e tem especialização em Odontopediatria. Começou sua carreira profissional em Santa Cruz, na Paraíba, passando por Cajazeiras e Patos, onde está até os dias de hoje. Ela afirmou que é indispensável que os pais ou cuidadores acompanhem as crianças na hora de fazer a higienização bucal.

“É necessário que os pais levem os seus filhos ao odontólogo já no primeiro ano de vida. Nesta primeira consulta, os pais ou cuidadores serão informados acerca de uma boa higienização bucal, aprendendo sobre como limpar a gengiva e primeiros dentinhos, além de saber o que usar e não usar na hora da limpeza diária. Após esse período, é necessário que as crianças sejam orientadas de seis em seis meses sobre a higienização e cuidados com a saúde bucal e a presença dos pais ou cuidadores nesta fase é superimportante”, explicou Dra. Fátima

“A primeira orientação que nós deixamos é sobre a limpeza bucal ainda nos primeiros meses de vida. É importante que se use uma fraldinha ou gaze embebida em água para limpar a gengiva do bebê e a língua. E quando surgirem os primeiros dentinhos, podem utilizar uma escova própria para bebês. É possível utilizar nesta escova a quantidade mínima de creme dental, na quantidade de um grão de arroz. Para tornar o momento mais dinâmico, é possível que os pais usem de objetos lúdicos como brinquedos para distrair um pouco as crianças”, orientou a especialista.

“Os dentinhos dos bebês começam a surgir por volta dos seis meses de idade. Mas é normal que haja um atraso de dois ou três meses para que os dentinhos apareçam em algumas crianças. O bebê nesta fase pode sentir-se muito irritado, babar excessivamente e apresentar sintomas como diarreia e febre, e toda criança deverá passar por este processo. Eu oriento que, caso seja necessária alguma medicação, a criança deve ser levada ao pediatra para que ele possa orientar os pais com relação aos cuidados. O meu conselho é que haja paciência, porque este período vai passar”, lembrou a odontóloga.

A especialista orientou ainda que é muito importante que as gestantes façam também um tratamento odontológico, pois, segundo ela, os filhos podem adquirir das suas mães alguns problemas bucais que são transmissíveis. Ela destacou ainda que a escovação deve fazer parte da rotina das crianças, assim como tomar banho, comer e brincar. Por fim, ela deixou uma mensagem a todos: “A higienização bucal bem realizada é a principal defesa para uma dentição saudável”, destacou.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário