A jovem Rhadja Vitória Araújo da Nóbrega, de 16 anos, terminou o ensino médio no ano passado na Escola Estadual Dr. Trajano Pires da Nóbrega, em Condado.
Para a alegria dos seus pais Manoel da Nóbrega e Robertânia Araújo, e para os seus professores, a jovem é focada nos estudos e além de ler muito também escreve. Escreve suas próprias histórias, roteiros, faz os seus próprios poemas.
Ela pretende fazer curso superior em Engenharia Civil e já se organiza pra isso. No Enem de 2018, cuja redação abordou “A manipulação do usuário pelo controle de dados da Internet”, a jovem condadense fez 980 pontos..
O professor de Filosofia e Sociologia da Escola Estadual Dr. Trajano Pires da Nóbrega, Ruan Gonçalves, dá um depoimento completo sobre ela: “É uma leitora, adora ler. Parte do que ela utilizou como argumentação na Redação veio dos noticiários, dos debates na escola, e da atenção que ela dá ao que saiu e sai na Imprensa sobre o tema da redação, que abordou a manipulação do usuário na internet, inclusive, as fake News. Rhadja está colhendo os frutos do que ela plantou, pela persistência, dedicação e, acima de tudo, pela sua capacidade. Confesso que não fiquei surpreso ao saber da sua pontuação. Ela tem uma página no Instagram chamada ”outropoeta” e nela eu acompanho os seus maravilhosos poemas. Não tinha como o resultado ser outro”.
Para o professor Ruan Gonçalves o resultado da nota de redação de Rhadja é reflexo não só de um trabalho sério e envolvente como também de sua incrível capacidade de escrita. “De poemas a roteiros de peças teatrais, a estudante conseguia trazer encanto. A jovem é um grande talento da nossa cidade. Sem dúvida, sua pontuação irá motivar os outros estudantes que farão a prova do Enem neste ano. “Ela é uma inspiração para cada aluno e aluna, uma jovem que admiro muito, pela aluna e pela pessoa que é. Acho que tive sorte de ter uma pessoa tão talentosa como aluna. Com certeza, vou levar para a vida toda”, disse o professor.
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com