Compartilhe!

Choveu mais de 100 milímetros em 24 horas na cidade de João Pessoa, de acordo com informações da Defesa Civil municipal. Segundo Noé Estrela, coordenador do órgão, o volume de água é 100% do esperado para o mês de fevereiro. Vários pontos de alagamentos foram registrados na capital, mas sem nenhuma ocorrência gravíssima.

Já os dados da Agência Executiva de Gestão de Águas (Aesa), órgão também responsável por monitorar os índices pluviométricos, indicam que choveu aproximadamente 70% do esperado para o mês de fevereiro somente nesta quarta-feira. De acordo com a Aesa, choveu nas últimas 24 horas 71,1 mm em João Pessoa.

“Estes índices pluviométricos foram provocados por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está contribuindo para o aumento da nebulosidade sobre grande parte do Estado. Nesta quinta-feira, as chuvas de intensidade moderada a forte poderão se estender, de forma mais localizada, nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral”, informou o meteorologista Danilo Cabral.

A capital paraibana foi a cidade com o maior registro de volume de chuva nesta quarta. Neste mês, João Pessoa registrou 140 mm, acima dos 101 mm esperados de acúmulo de água da chuva para o mês. A Defesa Civil destaca três áreas de risco em João Pessoa, por serem regiões a beira do rio: comunidades Tito Silva, São Rafael e Padre Hildon Bandeira.

Principais ocorrências em João Pessoa

No bairro da Torre, dois homens usaram um caiaque para “passear” pela água que acumulou na rua. Um vídeo mostra o momento que até um cachorro pega carona no passeio. Na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro dos Estado, um carro foi “engolido” por uma cratera.

A rua em frente a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ficou completamente alagada e intransitável. O tráfego ferroviário foi temporariamente suspenso por falta de condições. A via férrea ficou alagada e tomada por lixo em vários trechos. Funcionários trabalhavam durante a manhã para tentar desobstruir a via férrea.

As viagens foram retomadas às 14h (horário local). Ao todo, 6 viagens completas e 3 viagens parciais foram afetadas. Em média, 2.340 passageiros deixaram de ser transportados.

Sem aulas

Algumas instituições de ensino superior suspenderam as aulas da noite desta quarta-feira (13), por causa das chuvas. Confira quais:

FPB
Facene/Famene
Unipê
Centro de Ciências Jurídicas da UFPB
Iesp

 

G1 PB

Deixe seu comentário