Compartilhe!
O refeitório da Maternidade foi todo decorada

As duas unidades de saúde do Estado, em Patos, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) e a Maternidade Dr. Peregrino Filho promoveram ações de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 08 de Março. Nas unidades, que inclui ainda o Hospital do Bem que faz parte do Complexo, as profissionais e pacientes foram saudadas de maneira especial ao longo do dia e receberam homenagens pela data.

Em todas as unidades houve distribuição de mensagens alusivas à comemoração, distribuição de chocolates, o cardápio das refeições do dia foi diferenciado, incluindo um café da manhã especial, e na Maternidade, ainda houve a realização de mini palestras, nos alojamentos, sobre temas de interesse do universo feminino.

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, lembrou a importância da data, destacando que a força feminina ocupa boa parte dos cargos do Complexo e que isso demonstra a força da mulher no mercado de trabalho. “Temos a representatividade feminina em todos os setores, numa demonstração de que, cada vez mais, a mulher ocupa seu espaço com competência e isso precisa ser valorizado, principalmente numa data em que se comemora o Dia Interacional da Mulher”, destaca Liliane.

O diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, lembrou que a unidade é referência na região nos atendimentos à mulher e que uma data tão importante para o universo feminino não poderia passar em branco. “Por mais singela e simples que tenham sido as homenagens, elas foram feitas com muito carinho para homenagear a razão de ser de nossa instituição que são as mulheres, que vêm aqui para vivenciarem uma das mais belas experiências de suas vidas, ou seja, tornarem-se mães”, disse o médico.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

Ao longo do dia, as refeições nas duas unidades foram especiais

O Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de Março, Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países, incluindo o Brasil. De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que mataria 146 pessoas, dessas quais 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras. Esse incêndio levou à criação do mito de uma suposta greve que teria ocorrido em 8 de março de 1857, em Nova York, que não aconteceu. No entanto, o 8 de Março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de Março, data que somente foi oficializada em 1921.

Assessoria 

Deixe seu comentário