Compartilhe!

equoterapia 1A Câmara Municipal de Patos aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira, 19, em primeira votação e por unanimidade, três projetos de lei, sendo um do poder executivo e dois do legislativo.

O PL n°09/2019, do vereador Ramon Pantera dispõe sobre a inclusão do projeto automobilístico “Arranca Patos” no calendário oficial de eventos esportivos e culturais da cidade de Patos. O evento objetiva promover a cidade de Patos fazendo com que seja parada obrigatória na rota dos apaixonados por automobilismo e, assim, aumentar sua economia antes, durante e depois dos eventos, aquecendo vários setores da economia.

O grupo compareceu à Câmara e acompanhou de perto a votação. O representante, Ramon Diniz dos Santos, comemorou a aprovação.

educ fisica“A gente já faz muito tempo que a gente luta com isso, temos uma equipe que já participou três vezes do evento de Caruaru e ganhamos as três. Apresentei o projeto a Ramon (vereador) e agora estamos esperando para dá certo”. Ramon Diniz contou que os amantes do Arranca Patos não possuem mais espaço em Patos para realizar o encontro.

Outro projeto aprovado foi o de autoria da vereadora Tide Eduardo, PL n° 05/2019, que dispõe sobre a docência em educação física infantil, no ensino fundamental e médio nas escolas públicas e particulares do município de Patos. O Cref-10, através dos Conselheiros e Diretoria, esteve presente na sessão ordinária desta terça. O professor Carreiro, Marcos Nascimento, ambos de Patos, presenciaram a sessão juntamente com outros profissionais.

Rivanio“Na verdade esse pleito já é antigo, apesar da LDB nos assegurar essa garantia de lecionarmos em todo o ensino básico, mas houve uma necessidade de uma lei que assegurasse, realmente, essa nossa intervenção profissionalmente”, explicou Professor Carreiro.

Já o professor Marcos Nascimento, que também é funcionário público do município, o impedimento do profissional de educação física atuar nas séries iniciais como 1º e 2º ano traz um prejuízo incalculável por afetar, diretamente, o profissional. “Sem querer desmerecer o profissional que dá essas aulas a título de recreação, que é o professor de sala de aula, ele não tem competência na sua formação, na sua grade curricular para dá esse tipo de disciplina, porque é específico, destinado a quem fez o curso, não só de educação física, genericamente falando, mas, o curso de licenciatura para atuar nessa área”, explicou.

Educação fisicaA Conselheira do Cref-10 e também membro da Diretoria, Fernanda Albuquerque, afirmou que o trabalho do Conselho é pela valorização da categoria combatendo o exercício ilegal da profissão e que a partir da votação desta terça os profissionais possam atuar no que lhe é de direito.

Já o PL n° 07/2019, do executivo, concede subvenção mensal a associação de equoterapia Patos-PB Equopatos. O presidente da Associada, Rivânio Sousa, usou a tribuna livre para explicar como funciona o trabalho com crianças que têm alguma patologia, seja física, seja psíquica.

Ele disse que a aprovação do projeto para conceder a subvenção no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) é um alívio, de forma pessoal. Além disso, ele saiu satisfeito pela esperança de um terreno para construção da associação.

O Equopatos, instituição que trata de crianças com problemas psíquicos ou físicos, com uso de cavalos, foi criado em julho de 2015 e hoje atende 28 crianças e três adultos. As terapias são realizadas, segundo Rivânio, com trabalho voluntário de vários profissionais, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos, psicólogos entre outros.

Ascom CMP

Deixe seu comentário