Compartilhe!

30c0d671 dc5b 4654 8a6e 4075f924e24c 1O Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo Professor tem o objetivo de qualificar professores por meio da aplicação de experiências bem-sucedidas em países que se destacam no segmento educacional, como Finlândia e Israel. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e de 2016 a 2018 promoveu a formação internacional de 171 professores, 151 para Finlândia e 20 para Israel, um investimento de R$ 6.832.464,00. Os professores da Rede Estadual que participaram do Gira Mundo desenvolveram projetos e aplicaram nas escolas após retorno do país, como resultado da formação na qual se aprofundaram.

CaptasolFogão Solar – Um exemplo é o projeto Captasol – Fogão Solar, desenvolvido pelo professor de Física, Helder Pablo Justino, na Escola Estadual de Ensino Médio Coriolano de Medeiros, em Patos. Após a vivência em Israel no mês de agosto de 2018, o professor iniciou projeto no mês de setembro a dezembro de 2018, e neste ano de 2019 está dando continuidade na Escola Cidadã Integral Auzanir Lacerda, também na cidade de Patos.

Compreendendo o clima quente da região, ‘Captasol’ é um fogão e forno que cozinha alimentos através da energia solar. O projeto visou o aproveitamento da incidência solar na cidade de Patos, que é bem expressiva, e atrelada a isso o uso dessa energia no cozimento de alimentos sem a utilização de gás, de forma natural. Foram construídos fogão e forno solares que serviram para o cozimento dos alimentos, bem como a socialização entre os estudantes e o aprendizado na preparação de alimentos saudáveis.

O projeto teve o objetivo de trazer benefícios diretos para a sociedade em geral e para comunidade escolar. Ao demonstrar ou encaminhar meios e formas para uma necessidade então definida como meio de captação de energia alternativa: energia solar, uma nova forma de utilização.

A prática nessa nova forma de captação de energia inovou o ensino-aprendizagem desse conteúdo, bem como a associação com o meio sustentável de reutilizar materiais, no aproveitamento de descartes obtidos na própria escola, usados para construção do fogão solar.

Para o professor Helder Pablo, o projeto Gira Mundo Israel foi fundamental para o conhecimento de uma nova cultura como nos aspectos semelhantes à região de Patos. “A Paraíba é pioneira nesse projeto, foi uma experiência fantástica e uma aquisição de conhecimento riquíssima, que facilitou a aplicabilidade do projeto aqui. Nós voltamos com a mente aberta para o desenvolvimento do ‘Captasol’. Quero dar continuidade para que possamos crescer ainda mais em conhecimento e sustentabilidade”, disse.

 

paraiba.pb.gov.br

Deixe seu comentário