Compartilhe!

A Vàik Cervejaria produz quatro estilos de cerveja: Vienna Lager, Hefe-Weizen, American IPA e Oatmeal Stout com rapadura preta, mas o que são e em que se diferenciam estes estilos produzidos pela cervejaria patoense das demais cervejas do mercado?

Vamos começar falando da Vàik Vienna Lager

 

DSC0082 1
Vàik Vienna Lager às dependências do Moinho Patoense, Patos, PB. (Foto: Jorge Messias)

 

O estilo Vienna Lager foi criado em 1840 por Anton Dreher, em Viena, na Áustria, pouco tempo depois do isolamento da levedura lager. Próxima da extinção em sua região de origem, o estilo continua no México, onde foi trazido por Santiago Graf e outros cervejeiros imigrantes australianos no final do século XIX.

O grande problema encontrado atualmente é que a maior parte dos exemplos modernos utiliza adjuntos que atenuam as características da rica complexidade do malte dos melhores exemplos deste estilo, entretanto a Vàik fez questão de não utilizar nenhum destes químicos que interfirem na qualidade sensorial da bebida, dessa forma, expomos o primeiro e grande diferencial da Vàik Vienna Lager: ela é livre de conservantes e estabilizantes.

Vienna2
A Vienna Lager é também conhecida como european Amber lager (lager âmbar europeia), ou lager de Viena. (Foto: Jorge Messias)

 

No Ministério da Agricultura, a Vàik Vienna Lager foi registrada como puro malte. Até aí tudo bem. Afinal, existem várias cervejas “puro malte” no mercado, não é mesmo? Entretanto, com a mudança do cenário cervejeiro nacional, consumidores que conhecem a cerveja artesanal, reclamam que convencionais ou “populares” disponíveis no mercado são leves (termo técnico que designa extrato inferior a 12%), com pouco amargor e aroma.

Por sua vez, a primeira cervejaria paraibana registrada em atividade, sempre acreditou que o seu público merecia mais sabor, aroma e um delicioso equilíbrio entre maltes e lúpulos, então apostou em dispor ao mercado uma cerveja extra (extrato acima de 12%).

Esse fato apenas não traria as características essenciais à bebida, então o cervejeiro responsável, Paulo Canuto, decidiu utilizar na composição da Vienna Lager patoense, cinco variedades de lúpulos norte americanos frescos, para atribuir melhor equilíbrio, amargor e aroma à bebida, além de quatro estilos de maltes importados da Polônia e Alemanha, obtendo como resultado uma cerveja de:

Aroma moderadamente rico de malte alemão (Viena e Munique), cor de âmbar avermelhado, complexidade de malte suave e elegante em primeiro plano, com um amargor de lúpulo suficientemente firme para fornecer um final equilibrado.

 

WhatsApp Image 2018 09 28 at 22.22.32 3 1
. Chope Vàik Vienna Lager.

Diante do exposto, a Vàik Vienna Lager tem como missão principal difundir o sabor complexo e delicioso do puro malte para todos os seus consumidores com compromisso e qualidade.

“Nós somos o diferencial, a qualidade e o compromisso. Somos apaixonados por cerveja e fissurados na perfeição do nosso produto. Utilizamos o melhor para os melhores. Conheça o valor do nosso produto e depois compreenda o seu preço, pois não vendemos apenas cervejas, mas boas experiências. Paulo Canuto, criador da marca.”

Quer saber onde encontrar a Vàik Vienna Lager? Entre em contato pelo WhatsApp (83) 9 9902 3797 ou pelo telefone (83) 4101 0051 (custo de ligação local).

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

 

 

Deixe seu comentário