Compartilhe!

3 5Mais de 50 pacientes foram beneficiados com o mutirão de pequenas cirurgias (procedimentos ambulatoriais) que aconteceu no último sábado (11), no centro de Especialidades Frei Damião, no centro de Patos.

Dentre os procedimentos realizados, boa parte se refere à retirada de sinais, cistos e lipomas (tumores benignos por baixo da pele).

Os pacientes atendidos nesta primeira ação fazem parte de uma lista de espera com mais de 200 pessoas. Outras cirurgias ainda serão agendadas até que a demanda reprimida seja zerada.

As cirurgias foram realizadas em quatro salas, pelos médicos Umberto Joubert (secretário municipal de saúde), Camila Feitosa e Duílio Montenegro.

A iniciativa é da Prefeitura de Patos através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Faculdades Integradas de Patos (FIP) e Liga de Dermatologia.

Além de comentar que ficou satisfeito em ajudar e promover mais saúde para as pessoas que mais necessitam, o secretário municipal de saúde, Umberto Joubert, elogiou a disponibilidade dos colegas médicos, que voluntariamente vieram até a cidade de Patos para colaborar com o trabalho.

Para o médico Duílio Montenegro, foi satisfatório poder somar com a iniciativa do secretário Umberto Joubert, já que o mesmo também costuma apoiar ações semelhantes.

A médica Camila Feitosa lembrou que a parceria com as FIP vem desde o surgimento de ações sociais desenvolvidas em outras cidades, e que agora comtemplou a cidade de Patos, promovendo mais saúde para a população local.

A paciente Maria de Fátima Santos de Sousa, externou:

Pra mim foi ótimo, pois já estava esperando há muito tempo. Eu adorei, o atendimento foi ótimo”.

O mutirão de pequenas cirurgias também contou com a oferta de lanches para pacientes, acompanhantes e equipes de trabalho.

Ainda nas palavras do secretário Umberto Joubert, para que tudo desse certo houve também um grande comprometimento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Especialidades Frei Damião. Outra grande contribuição veio das FIP, com o fornecimento de material cirúrgico, segundo informou.

Vale ressaltar que além deste mutirão, todas as terças no período da tarde o médico dermatologista Umberto Joubert realiza pequenas cirurgias no Centro de Especialidades Frei Damião.

Além da demanda reprimida, outros pacientes que pretendem realizar algum procedimento cirúrgico de menor complexidade, podem se dirigir normalmente até a unidade básica de saúde para posteriormente ter a solicitação atendida pela central de marcação da Secretaria Municipal de Saúde de Patos.

 

Coordecom 

Deixe seu comentário