Uma usuária denunciou o abandono da Unidade Básica de Saúde Enaldo Torres, no Conjunto Batuel Palmeira, no Bairro Dona Milindra, em Patos. Em uma filmagem, ela mostrou a falta de profissionais de diversas áreas na unidade.
Segundo ela falta atendente, médico, enfermeiro, vigia e outros profissionais para dar suporte aos pacientes que chegam à unidade.
Veja o vídeo:
A Prefeitura de Patos emitiu uma nota a respeito do assunto e disse que a equipe da UBS estava numa sala da própria unidade participando de uma reunião.
Veja a nota:
A Secretaria de Saúde de Patos esclarece que no momento da gravação do vídeo veiculado, a equipe realizava um matriciamento, estando, portanto, toda a equipe (médica, de enfermagem e demais profissionais) na Unidade Básica de Saúde Enaldo Torres, localizada no bairro Dona Milindra.
O matriciamento é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica, com estrutura entre a saúde mental e a atenção primária.
A equipe ainda chegou a ser agredida verbalmente, tentou acolher a mulher que foi àquela UBS, porém, ela não aceitou. Após a reunião de matriciamento ocorrida na própria unidade, todos retornaram às suas funções. Reforçamos, ainda, que a equipe encontrava-se na UBS.
Veja o vídeo da reunião:
Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com