Compartilhe!

acendimentoFoi realizada na noite deste domingo, dia 23 de junho, a tradicional queima de fogos das ruas 18 do forte, Espinharas e Felipe Camarão, em Patos, com apoio da Prefeitura de Patos, FUNDAP e Associação das Quadrilhas Juninas de Patos (AQJP).

Na edição 2019, que completa 33 anos da queima de fogos, as famílias e amigos se juntaram para celebrar a noite de São João utilizando mais de 26 mil traques, mais de 1.500 bombas e 25 kg de pólvora para combustão de todo o material.

O evento teve a supervisão do Corpo de Bombeiros e STTRANS.

Tenente Airton, do Corpo de Bombeiros, enfatizou que há a necessidade da presença da instituição bombeirística devido à utilização de fogos de artifício. “Por mais que o pessoal garanta que não perigo, mas sempre há porque têm residências próximas, têm pessoas de idades e a gente sempre dá esse apoio com viaturas de resgate e de combate a incêndio caso haja necessidade”, informou.

artificioO bombeiro militar citou que há registro de qualquer ocorrência no evento.

Jéssica Layane que faz parte da organização juntamente com seus irmãos afirmou que esse ano a queima de fogos teve uma emoção a mais, pois, o momento foi de homenagear a sua avó que faleceu há pouco tempo, Jovelina Morais Dias.

Júnior Loiola que também é membro da família e reside em João Pessoa destacou que a tradição nas ruas que englobam a queima de fogos, tornou-se um bem de todos com participação de várias famílias, como a Morais, Soares, Dias e tantas outras.

“Isso é uma cultura que passa de geração pra geração e deixa de ser uma cultura de só uma família e passa a ser de uma cidade. Esse evento que a gente proporciona, alegado há três décadas, é uma cultura que você não ver em canto nenhum. A gente tem que ter orgulho de nossa terra, da nossa garra, isso é cultura e não podemos deixar morrer”, afirmou.

bombeirosPela primeira vez da queima de fogos, a Associação de quadrilhas Juninas de Patos (AQJP) foi chamada para firmar parceria na realização do evento, o que trouxe satisfação para o presidente da AQJP, Judas Tadeu.

“Foi uma parceria fundamental, tanto da AQJP quanto da Prefeitura Municipal de Patos e como da FUNDAP. Essa parceria deve ser continuada nos anos seguintes, pois, isso faz abrilhantar e crescer mais a cultura na cidade de Patos”, explicou.

O advogado Alexandre Nunes foi prestigiar a queima de fogos com tias, filho e avó, Antônia Leite Nunes, mais conhecida como Dona Toinha, de 94 anos. Alexandre garantiu que acompanha a queima de fogos desde a sua infância e aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização.

“Parabéns, mais uma vez, aos organizadores que deram um show de organização, uma demonstração de civilidade e quem ganhou com isso foi a cidade de Patos”, comemorou.

Coordecom 

Deixe seu comentário